PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Unesc participa de encontro nacional de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação

Unesc participa de encontro nacional de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação
Evento, no formato híbrido e promovido pela Universidade Federal do Acre, tratou de “Ciência e Sociedade: Estratégias para uma comunicação eficiente” (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve representada no 37º Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop) que ocorreu na última semana. O evento, de forma híbrida e sediado pela Universidade Federal do Acre (UFAC), de Rio Branco, teve como tema “Ciência e Sociedade: Estratégias para uma Comunicação Eficiente”.

“Foi um momento de muito debate e muitas reflexões. Foram discutidas questões levantadas pelo Plano Nacional da Pós-Graduação 2011-2020, assim como o cenário atual, seus desafios e incertezas, entre outros temas”, comentou a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Patrícia de Aguiar Amaral, que representou a Universidade. A assessora da diretoria, Giovana Ilka Jacinto Salvaro, também participou do evento.

O Enprop, que ocorre anualmente, constitui-se como um dos principais ambientes de debate e elaboração de propostas para o desenvolvimento da pesquisa, da pós-graduação e da inovação nas instituições acadêmicas e de pesquisa no Brasil.

A coordenadora do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da regional Norte e Amazônia Legal e presidente da edição do Enprop, Margarida Lima Carvalho, destacou o trabalho dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Brasil. “Estamos na guerra da conquista pela ciência, pelo conhecimento e progresso geral da nação”, disse.

O evento congrega os pró-reitores de instituições públicas, privadas, confessionais e comunitárias que atuam na pesquisa e pós-graduação, além de diretores de pesquisa e pós-graduação, coordenadores de programas de pós-graduação e pesquisa, e convidados.

O encontro foi organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) da UFAC e contou com patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Palestras

O professor José Alexandre Felizola Diniz Filho, da Universidade Federal de Goiás (UFG), fez a palestra de abertura e abordou o tema “Ciência e Sociedade: estratégias para a comunicação eficiente”.

Segundo ele, a ciência está em tudo à nossa volta e a informação se difunde a uma velocidade impressionante. “A ciência e o desenvolvimento tecnológico, apesar de muitas dificuldades e efeitos colaterais, são a melhor maneira de resolvermos nossos problemas”, comentou.

Para o professor Herton Escobar, da Universidade de São Paulo (USP), que também palestrou, citou que “falta a percepção que existe ciência boa no Brasil e que essa ciência é feita principalmente dentro das Universidades”.

Outros temas

Ainda durante o Enprop foram abordados outros temas relevantes como a “Pesquisa básica e pesquisa aplicada: conceitos em transformação”, “Bolsas de formação e bolsas de pesquisa e suas motivações”, “Capes e o sistema nacional de pós-graduação”, “Produção da ciência em tempos de crise”, “Ciência e ensino de pós-graduação”, “Plano nacional de pós-graduação” e “Planejamento estratégico para a pesquisa e pós-graduação no Brasil”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2021 às 16:47
Compartilhar Comente

Deixe um comentário