PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Curso de Formação de Lideranças Comunitárias e Sociais da Unesc chega ao fim com balanço positivo

Curso de Formação de Lideranças Comunitárias e Sociais da Unesc chega ao fim com balanço positivo
Alunos apresentaram 15 projetos de impacto à comunidade no encerramento do ano (Fotos: Reprodução Google Meet) Mais imagens

A noite de quarta e quinta-feira (16 e 17/12) foi marcada pela celebração dos formados no Curso de Formação de Lideranças Comunitárias e Sociais da Unesc. O ciclo foi encerrado com a apresentação de 15 projetos de cunho social, desenvolvidos e apresentados pelos participantes de todo o Brasil, visando promover cidadania, defesa dos direitos humanos do cidadão e a fiscalização de políticas públicas. Foram mais de cem alunos selecionados, presentes virtualmente de 11 estados brasileiros: Bahia, Paraíba, Piauí, Ceará, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande de Sul e Santa Catarina.

O objetivo é a execução das iniciativas em 2021, nos municípios e estados onde residem e atuam os participantes. Para Cintia Nowasco da Silva, a formação foi além do conhecimento técnico. “Quero agradecer muito, porque o curso como um todo foi de grande valia. Todos os dias não saímos somente com a questão do conhecimento, mas nós nos enriquecemos como pessoas, como seres humanos”, ressaltou. 

Na quarta-feira foram apresentados sete projetos que envolveram temas como democracia, hortas comunitárias, assistência social, feminicídio, direito do trabalho, adolescência e direitos humanos. Na quinta-feira foram 9 projetos apontando propostas que versaram a agroecologia, migração, tráfico de mulheres, saúde da mulher encarcerada, conselhos de execução penal, pessoas em situação de rua, captação de recursos para projetos sociais e a situação das pessoas com albinismo. “Foi um privilégio poder dialogar e trocar experiências com pessoas que se encontram na atuação direta na defesa e garantia dos direitos humanos, da cidadania e dos direitos sociais”, frisou o professor Reginaldo de Souza Vieira, coordenador adjunto do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos).

O docente ainda destacou o importante papel estratégico da Unesc, que através do seu Programa de Pós-Graduação em Direito desenvolveu um curso de inserção social que já se encontra causando um relevante impacto social na vida das pessoas em suas comunidades.

A doutora Fernanda da Silva Lima, professora do PPGD e líder do NEGRA (Núcleo de Estudos em Gênero e Raça), reafirmou seu encanto com a qualidade dos projetos apresentados. Para a docente é fundamental o acompanhamento na segunda fase dos projetos, para que possam ser implantados e implementados. “Todas as iniciativas precisam atender não só o público alvo, mas também dialogar com as pessoas para assim transformar a sociedade de forma geral”, destacou Fernanda.  

O curso foi pensado com o objetivo de capacitar e formar lideranças comunitárias aptas a atuarem em entidades sociais, da sociedade civil e conselhos de gestão de políticas públicas. A formação visa proporcionar ainda o empoderamento do cidadão na promoção e fiscalização das políticas públicas e a valorização dos direitos humanos como instrumento de cidadania comprometida na defesa dos direitos das minorias e de toda a sociedade.

O projeto foi organizado pelo PPGD, em parceria com o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), PPGCA (Programa de Pós-Graduação Ciências Ambientais), PPGSCol (Programa de Pós-Graduação Saúde Coletiva), Secretaria de Diversidades e Ações Afirmativas, curso de Direito e Centro Acadêmico de Direito da Unesc. A formação ainda teve a colaboração da Comissão de Direitos Humanos da Subseção da OAB/Criciúma-SC.

Todos os projetos desenvolvidos pelas equipes foram acompanhados com a supervisão do professor doutor Ismael Francisco de Souza e avaliados pelos docentes doutores Reginaldo de Souza Viera e. Fernanda da Silva Lima e Mário Ricardo Guadagnin, este representando a Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de dezembro de 2020 às 17:21
Compartilhar Comente

Deixe um comentário