PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Unesc promove formação gratuita voltada à lideranças comunitárias e coloca em evidência assuntos de interesse social

Unesc promove formação gratuita voltada à lideranças comunitárias e coloca em evidência assuntos de interesse social
Inscrições podem ser solicitadas até o dia 28 de agosto; Serão 90 horas de qualificação (Foto: ArquivoUnesc) Mais imagens

A formação da cidadania tem como principal aspecto o conhecimento do indivíduo sobre o que o cerca. Com o objetivo de aprofundar temas de relevância social, o PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc promove o curso de “Formação de Lideranças Comunitárias e Sociais”. Gratuito, ocorre de setembro a dezembro, com aulas online às quartas e quintas-feiras, das 19 às 22 horas. A qualificação terá certificado de conclusão.

Conforme o coordenador adjunto do PPGD, que também é docente do PPGDS(Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), professor doutor Reginaldo de Souza Vieira, a proposta visa formar e capacitar lideranças aptas a atuar na sociedade em busca do empoderamento do cidadão, na valorização dos direitos humanos e na fiscalização e gestão das políticas públicas. “O curso é destinado a membros e líderes de entidades comunitárias ou sociais, e a participantes de conselhos de direitos”, explica. 

A iniciativa, vinculado ao Programa de Extensão Escola de Lideranças, do PPGD, reafirma o compromisso da Unesc com a cidadania, e terá seu desenvolvimento em 90 horas de aula. Durante as trocas de conhecimentos, a temática principal será “Direitos humanos, cidadania e políticas públicas”, abordada de seis perspectivas:

1. Direitos humanos, democracia e cidadania; 

2. Organização do Estado e Sistema de Justiça; 

3. Políticas públicas, políticas sociais e participação popular; 

4. Políticas públicas e sociais: eixos temáticos, garantias de direitos e luta antidiscriminação; 

5. Elaboração de atividade de vivência comunitária formativa; 

6. Gestão, Organização e Planejamento das entidades sociais e comunitárias.

Vieira também chama a atenção para a oportunidade de instrumentalizar a sociedade civil na defesa dos direitos humanos, consagrados na Constituição Federal, e também proporcionar conhecimentos que possam contribuir no processo de planejamento e gestão de entidades em que os participantes estão inseridos. “Assim, fomentando o fortalecimento de ações que venham empoderar as lideranças comunitárias e sociais na defesa da cidadania”, completou. 

Além do PPDG, o curso é organizado em parceria com o Programas de PPGDS (Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico); PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais); PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), Comissão de Direitos Humanos da Subseção da OAB/Criciúma-SC, Secretaria de Diversidades e Ações Afirmativas da Unesc e Centro Acadêmico de Direito da Universidade..

Inscrições e datas

O curso conta com o número limitado de vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia  28 de agosto. A participação no processo seletivo pode ser solicitada no e-mail extensaoppgd@unesc.net. Mais informações estão disponíveis no edital. Clique aqui. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de agosto de 2020 às 17:13
Compartilhar Comente (5)

5 comentários

Angelo vieira Pinto

10 de junho de 2022 às 14:23

Venho aprimorando meus conhecimentos através da ajuda de vcs

José Luiz de Souza Lima

28 de janeiro de 2022 às 12:22

Boa tarde! Sou doutorando em educação na UCP. Atuo em 2 projetos de educação Popular, e voluntário num projeto da Casa da Cidadania. Estamos formatando um curso para lideranças comunitárias. Eu poderia ter acesso ao material do curso? Obrigado.

HEVELTTON LUIZ DE PAULA

10 de julho de 2021 às 07:34

bom dia sou heveltton luiz e sou presidente da associação brasil em acao e temos projetos que queremos implantar e gostaria de fazer esse curso para lideranças

Fernanda da Silva Santo

15 de junho de 2021 às 14:38

Eu gostaria muito de fazer esse curso

Joao Batista de Almeida da Mota

24 de agosto de 2020 às 16:17

Tenho interesse

Deixe um comentário