PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Atuação do profissional de Geografia é evidenciada em evento virtual

Atuação do profissional de Geografia é evidenciada em evento virtual
Evento recebeu os doutores Édna Lindaura Luiz e Nilzo Ivo Ladwig Mais imagens

O curso de Geografia da Unesc, nesta terça-feira (9/6), propôs diálogos sobre o papel do geógrafo na caracterização física das áreas de risco e suas contribuições para o planejamento urbano. A conversa, conduzida pelo professor mestre do curso, Adriano de Oliveira Dias, contou com a contribuição da doutora em Geografia, Édna Lindaura Luiz, e do doutor em Engenharia Civil, Nilzo Ivo Ladwig. Os dois convidados participaram do encontro, promovido via ferramentas digitais, de Florianópolis.

Em sua fala inicial, Édna abordou a atuação do geógrafo e destacou o papel do profissional, atribuindo-o grande importância na sociedade e capacidade para contribuir com diferentes competências. “Elaboração de planos diretores; diagnósticos socioeconômicos e culturais; sistema de transporte e circulação urbana; zoneamento urbano; proposições de diretrizes de desenvolvimento do espaço; gestão de recursos hídricos e áreas de risco; licenciamento ambiental e avaliação de impactos ambientais. São inúmeras áreas de atuação que a sociedade desconhece”, afirmou.

Segundo a profissional, é necessário saber mais sobre a atuação do geógrafo. “Principalmente na gestão de planos diretores. É importante evidenciar as possibilidades de atuação do profissional, dada a sua formação ligada à organização do território”, completou.

Ladwig, em seu momento de apresentação, compartilhou reflexões baseadas no questionamento “Qual o horizonte que queremos? ”, falou sobre “Ricos naturais, biológicos, antrópicos e sociais”, e abordou o conceito de vulnerabilidade e susceptibilidade. Segundo o doutor, que também é docente da Unesc, olhar para o lugar onde se está é imprescindível.  “É necessário desenvolver o sentido de pertencimento”, frisou.

Participaram do momento estudantes e professores do curso de Geografia, PPGCA (Pós-Graduação em Ciências Ambientais), egressos e profissionais. “Foi um momento de grande reflexão, para repensar e reposicionar o papel do Geógrafo na sociedade”, enfatizou a coordenadora do curso, Andréa Rabelo Marcelino.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de junho de 2020 às 17:01
Compartilhar Comente

Deixe um comentário