PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Professor da Unesc participa de evento internacional sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social

Professor da Unesc participa de evento internacional sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social
Carlyle Menezes representou o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e o curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve representada, neste final de semana, no 4º Enalapis (Encontro Latino Americano) e 9º Sapis (Simpósio Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social) em Recife, Pernambuco. Participou do evento, levando a expertise do PPGCA (Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais) e do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, o professor doutor Carlyle Menezes.

Conforme Carlyle, o evento, realziado de 11 a 14 de dezembro, contou com a realização de mesas redondas, apresentações orais e pôsteres, além das atividades de minicursos, oficinas, exposições dialogadas e visitas técnicas, dentre outros eventos paralelos. Os trabalhos da Unesc aprovados para apresentação neste evento foram inseridos nos grupos sobre "Cultura, Biodiversidade, Conhecimentos Tradicionais   e Manejo Comunitário do Ambiente", e "Conflitos Ambientais em Áreas Protegidas".

De acordo com o professor, dentre as várias temáticas abordadas nesta edição do evento estiveram a questão das mudanças climáticas, a conservação da biodiversidade e inclusão social, além da problemática decorrente do vazamento de petróleo nas praias da região Nordeste e os seus impactos socioambientais e perspectivas futuras. “Dentre as visitas técnicas, uma delas correspondeu a Área de Proteção Ambiental de Guadalupe, situada na região próximo da área afetada por este vazamento e onde está situada uma comunidade quilombola formada por pescadores artesanais, agricultores agroecológicos familiares e com o desenvolvimento do turismo de base comunitária”, acrescentou o representante da Universidade.

Os trabalhos aprovados neste evento foram desenvolvidos com a participação de alunos do PPGCA, em nível de mestrado e doutorado, e da graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de dezembro de 2019 às 17:16
Compartilhar Comente

Deixe um comentário