PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Alunos do colégio Unesc exploram o mundo arqueológico no Lapis

Alunos do colégio Unesc exploram o mundo arqueológico no Lapis
Wânia Ramos Mais imagens

A semana foi de integração do conhecimento para os alunos do sexto ano do Colégio Unesc. Eles conheceram o Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc. A visita fez parte da disciplina de História dos estudantes. O Lapis fica localizado no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc.

Buscando incentivar o interesse de conhecer os povos que habitavam Santa Catarina e seus modos de vida, a atividade levou os alunos a conhecerem o projeto de extensão “Arqueologia pública do extremo sul catarinense: patrimônio arqueológico e a história e cultura Guarani nas séries iniciais”. Quem cuidou de guiar os pequenos foi a bolsista do projeto, Francine Lunardi.

“Esta visita é importante para que eles reconheçam a importância da Arqueologia para a História, a função do arqueólogo, o trabalho com as fontes históricas, o que é um sítio arqueológico, entre outras questões”, colocou a professora de História do Colégio Unesc e responsável pela visita, Wânia Inácio da Silva Ramos.

Os alunos também assistiram uma palestra ministrada pela bolsista de iniciação científica Arqueobotânica Guarani, Giovana Cadorin Votre. “Foi uma maneira de conhecer o modo de vida dos primeiros povos que habitaram o Brasil e em específico em Santa Catarina”, elogiou a docente.

Saber convertido em arte

Após a palestra, a turma realizou oficinas de escavação arqueológica e pintura rupestre. “Assim, garantimos que eles possuam contato com artefatos e réplicas de vestígios deixados por nativos que habitaram a nossa região” disse Wânia.

Com a visita, os alunos produziram peças em cerâmica relacionadas ao que aprenderam no Lapis. “Vasos, esculturas, pinturas, entre outros tipos de arte rupestre e Guarani, surgiram das criações deles”, elencou a professora de artes do Colégio Unesc e responsável pelo projeto multidisciplinar, Juliana Pereira Guimarães.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de abril de 2019 às 16:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário