PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Unesc promove aula inaugural com Luiz Marques, vencedor do prêmio Jabuti 2016

Unesc promove aula inaugural com Luiz Marques, vencedor do prêmio Jabuti 2016
Marques também participará de uma roda de conversa com pesquisadores (Foto: Assessoria de imprensa/Unicamp) Mais imagens

A Unesc receberá nesta quinta-feira (14/3) o vencedor do prêmio Jabuti 2016, Luiz Marques, para uma aula inaugural e conversas com pesquisadores. Com a temática “Capitalismo e Colapso Ambiental”, o professor do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), abordará o assunto do livro que lhe rendeu a premiação Jabuti na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática. A troca de conhecimentos, gratuita e aberta ao público, ocorrerá a partir das 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues, Sala 19 do Bloco P, da Universidade.

Segundo Marques, seu estudo aborda o capitalismo como expansivo e destruidor. O professor afirma que o modelo econômico está levando o planeta a um quadro de devastação ambiental. “Reverter essa tendência requer, em meu entender, a desmontagem da máquina acumulativa e expansiva do capitalismo. Para o modelo, ser é crescer e quanto mais dificuldade ele encontra para se expandir, mais ambientalmente destrutivo ele se torna”, explica Marques.

O palestrante também ressalta que o capitalismo está extinguindo ou ameaçando um número crescente de espécies, incluindo o ser humano. Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos da Universidade, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, a vinda do especialista agrega importantes conversas fomentadas em grupos de pesquisas da Unesc “Marques tem estudos fundamentais na área do meio ambiente e sua vinda assume um grande papel dentro do contexto ambiental atual do Brasil, frente às tragédias recentes”, frisou.

Carlyle destaca também a atuação internacional do professor, que tem participações em eventos mundiais realizados na América e Europa. A obra, que deu origem a palestra “Capitalismo e Colapso Ambiental” pode ser encontrada na Livraria Unesc.

O evento é uma realização do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), do PPGCA (Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos da Universidade.

Rodas de conversa


Na sexta-feira (15/3), Marques participará de uma roda de conversa sobre políticas públicas e demandas ambientais. Com a temática “O cenário brasileiro atual e as ciências ambientais”, pesquisadores do Sul de Santa Catarina se reunirão no Auditório Edson Rodrigues, Sala 19 do Bloco P, da Unesc, a partir das 9 horas.

O evento da manhã também contará com a participação do coordenador adjunto de Ciências Ambientais da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jairo Schmitt.

Já durante a tarde, ocorrerá outra roda de conversa, com o tema “Perspectiva da Pós-Graduação na Conjuntura do Brasil atual”. O encontro iniciará às 14h30, também no Auditório Edson Rodrigues.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de março de 2019 às 15:33
Compartilhar Comente

Deixe um comentário