PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Unesc sedia seminário sobre Rotas tecnológicas de Resíduos Sólidos adequadas ao contexto Brasileiro

Unesc sedia seminário sobre Rotas tecnológicas de Resíduos Sólidos adequadas ao contexto Brasileiro
Evento será realizado na segunda-feira (19/11) no Auditório Edson Rodrigues (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Auditório Edson Rodrigues, na Unesc, recebe na próxima segunda-feira (19/11) o Seminário “Rotas tecnológicas de Resíduos Sólidos adequadas ao contexto Brasileiro”. O evento, aberto ao público, ocorrerá das 13h30 às 17h e terá como foco a discussão de soluções para tratamento adequado aos resíduos sólidos urbanos no contexto do Brasil. A atividade é promovida pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, por meio do projeto Coleta Seletiva Solidária, com apoio da FUNDAI (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara).

O Seminário contará com três atividades em sua programação, sendo a primeira delas a palestra “Rotas Tecnológicas em Tratamento de Resíduos Sólidos”, com o professor doutor Geraldo Antônio Reichert. O segundo momento terá como tema a “Compostagem: Desafios da valorização regional da fração orgânica dos resíduos urbanos e industriais”, sob direção do professor mestre Marco Aurélio Salvaro de Souza. Por fim o evento contará ainda com uma Roda de Conversa com o tema “Situação regional e perspectivas de cenários futuros”.

Conforme o professor Mário Ricardo Guadagnin, a atividade reunirá participantes de outras fundações municipais de Meio Ambiente da região. “Eles estarão juntos para discutir o contexto da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos com a participação e inclusão social produtiva de catadoras e catadores”, destacou.

Entre as questões a serem discutidas no encontro, de acordo com o professor, estão quais soluções tecnológicas são mais adequadas para a nossa realidade e quais arranjos tecnológicos são necessários para assegurar a inclusão social produtiva de catadoras e catadores organizados em associações e cooperativas que efetivamente consolidem a coleta seletiva de materiais recicláveis ampliando a cadeia de reciclagem, por exemplo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de novembro de 2018 às 21:00
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Rindalta de Oliveira

03 de junho de 2019 às 09:04

Gostaria de receber noticias sobre o tema, Parabéns pelo ótimo seminário,

Deixe um comentário