PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Exposição “Aprendendo com os Povos Indígenas” traz resultado de estudos de alunos do Colégio Unesc

Exposição “Aprendendo com os Povos Indígenas” traz resultado de estudos de alunos do Colégio Unesc
Mostra fica aberta à visitação até dia 30 de setembro no Nações Shopping (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A exposição “Aprendendo com os Povos Indígenas”, apresenta as atividades realizadas com o primeiro ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, em parceria com o Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio), ligado ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, durante seus estudos sobre os povos indígenas do Sul Catarinense. A mostra foi inaugurada sábado (22/9), no Nações Shopping e fica aberta à visitação até o dia 30 de setembro.

A mostra tem o objetivo de incentivar o interesse pelo patrimônio cultural nacional, com a intenção oportunizar, de forma lúdica e interativa, a compreensão do valor das ações para garantir a cultura material e imaterial dos povos indígenas.

O projeto iniciou com os estudos sobre os povos indígenas e as evidências científicas de sua existência pelos alunos do Colégio Unesc, em parcerias com o Lapis. De acordo com a professora da turma responsável pelas atividades apresentadas, Ana Karen Rosado, as ações valorizam a cultura dos povos. “Desenvolvemos em sala de aula atividades que valorizam e reconhecem a riqueza cultural dos povos indígenas”.

A partir dos estudos pautados no assunto, os alunos do Colégio Unesc receberam a visita dos estudantes e familiares da Terra Indígena Tekoa Nhu Porã, de Torres, no dia 12 de setembro, o que também culminou na exposição gratuita. “Ações como essa, é compartilhar com a comunidade os conhecimentos que as crianças adquiriram com os estudos em sala de aula. Os indígenas nos ensinam muito sobre a união, cuidado, habilidade, harmonia e amizade”, acrescenta.

Além das atividades realizadas pelos estudantes, a mostra traz utensílios preservados pelo Lapis. “Esse é um projeto que faz com que os alunos conheçam Arqueologia material dos índios, pois, é através disso que podemos ter um conhecimento desse povo e poder preservar ele”, enfatiza o coordenador do LAPIS, Juliano Bitencourt Campos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de setembro de 2018 às 16:24
Compartilhar Comente

Deixe um comentário