PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Pesquisadores da Unesc visitam Colônia de Pesca, em Balneário Rincão

Pesquisadores da Unesc visitam Colônia de Pesca, em Balneário Rincão
Encontro com pescadores ocorreu nesta segunda-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A atual situação dos pescadores associados da Colônia de Pesca Z33, sediada em Balneário Rincão, foi objeto de estudo de campo do Grupo de Pesquisa Gestão de Recursos Hídricos e Restauração de Ambientes Alterados, durante a tarde de segunda-feira (21/8). Com o objetivo de levantar os problemas vivenciados pela categoria, que enfrenta dificuldades para sobreviver devido a problemas socioambientais e de restrição de políticas públicas, os pesquisadores realizaram uma entrevista com o presidente da entidade, João Picolo.

Durante a conversa, o grupo pode levantar o contexto presente, quando a poluição das bacias hidrográficas da região pela mineração de carvão, em combinação com a de argila e por lançamento de esgoto doméstico e industrial, em especial a do Rio Urussanga, comprometem a atividade pesqueira nos estuários, no caso o da Barra do Torneiro, entre Balneário Rincão e Jaguaruna. Assim, segundo Picolo, resta pouco peixe, em combinação com a falta de respaldo das políticas públicas. “Temos vários projetos para tentar incrementar a atividade, mas está tudo parado, não recebemos recursos do governo”, reclamou.

O diálogo com os pescadores é uma das estratégias do Grupo de Pesquisa para o desenvolvimento de projeto “Gestão integrada e compartilhada de ambientes marinho-costeiros: construção de espaços de capacitação para a gestão integrada no Litoral Centro Sul de Santa Catarina”, referente ao Edital Nº 261/2015 dos grupos de pesquisa da Unesc.

Participaram da atividade em Balneário Rincão os professores Carlyle Torres Bezerra de Menezes (coordenador), Viviane Kraieski Assunção e Marcia Cristina Américo, vinculados ao PPGA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), juntamente com os alunos de doutorado do programa, Amanda Belettini Munari e José Carlos Virtuoso, além de Gianfranco Ceni, aluno em estágio de pós-doutorado, e da professora Miriam da Conceição Martins.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

22 de agosto de 2017 às 21:47
Compartilhar Comente

Deixe um comentário