PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Projeto de extensão aproxima a arqueologia de crianças de Balneário Rincão

Projeto de extensão aproxima a arqueologia de crianças de Balneário Rincão
Oficinas de educação ambiental e patrimonial fazem parte das atividades (Foto: Divulgação) Mais imagens

Alunos da Escola José Réus, de Balneário Rincão, têm a oportunidade de conhecer melhor a arqueologia e a importância da preservação do meio ambiente e do patrimônio público em atividades desenvolvidas pelo Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc) e pelos cursos de História e de Ciências Biológicas da Universidade. Por meio do projeto de extensão "Arqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense: Incentivando os Pequenos a Valorizar e a Preservar seu Patrimônio”, as crianças participam de diversas ações, como palestras e oficinas no Museu de Arqueologia do Município de Balneário Rincão.

O projeto está no segundo ano de execução e no primeiro semestre de 2017 as atividades tiveram início na última quinta-feira (11/5), quando os estudantes do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental tiveram contato com a Arqueologia através de palestra explicativa que abordou conceitos sobre a Ciência Arqueológica, no intuito de responder as seguintes perguntas: “O que é arqueologia?”, “O que é cultura material?”, “Existem sítios arqueológicos na região?” e “O que são sítios pré-históricos e históricos?”.

Já na manhã de sexta-feira (12/5) eles participaram de oficinas de cerâmica, de pintura rupestre e de escavação.

Participaram das atividades na Escola José Réus, o coordenador do projeto de extensão da Unesc, Juliano Bitencourt Campos, os acadêmicos de História André Martins e Lauro Carrer, de Ciências Biológicas Giovana Cadorin e Nathan Gava e a bióloga do Lapis, Giovana de Souza Pereira e a diretora da escola, Dolores da Luz.

Saiba mais

O projeto tem duração de dois anos e as atividades envolvem o Museu de Arqueologia de Balneário Rincão, o Lapis, o PPGCA, os cursos de História e de Ciências Biológicas da Universidade e faz parte das atividades de extensão desenvolvidas pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), vinculadas a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Iniciou as atividades em 2016, com um trabalho de educação ambiental e patrimonial com os professores da escola de Balneário Rincão. Já em seu segundo ano de execução as atividades envolveram os alunos da escola.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

15 de maio de 2017 às 22:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário