PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Unesc recebe pesquisador internacional Enrique Aliste Almuna

Unesc recebe pesquisador internacional Enrique Aliste Almuna
Ele vai contribuir com a Universidade para melhorias em Criciúma (Foto: Ruy Machado) Mais imagens

Um geógrafo cultural, reconhecido internacionalmente, que discute temas como meio ambiente e território, conflitos socioambientais, cidade, discursos e imaginário e estudos sobre o processo de desenvolvimento. Esse é Enrique Aliste Almuna, professor pesquisador da Universidade do Chile. Ele estará na Unesc, nesta semana, para contribuir de forma científica com o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc.

“Sendo Criciúma uma cidade, que, apesar de seu inegável crescimento econômico, ainda apresenta, no momento atual, questões ambientais importantes como 29 áreas de riscos   socioambientais, a chegada do professor Enrique é de grande importância para contribuir com a Universidade. Ele domina várias metodologias de estudos sobre as cidades e sobre como trabalhar os conflitos socioambientais que eclodem nos territórios urbanos”, comentou a professora do PPGCA Terezinha Gonçalves.

Aula Inaugural


Nesta quinta-feira (23/3), ocorre a aula inaugural do PPGCA. O tema “Imaginários, discursos, representações: A Cidade desde seu Espaço Vivido”, será ministrado por Enrique. Sua pesquisa e ensino envolvem estudos sócio-territoriais culturais, geo historical, urbano, socioambientais, conflitos e sustentabilidade, com abordagens interdisciplinares ligadas a geografia social, cultural e histórica.

“O professor é um geógrafo diferenciado, que vai além do espaço físico. Para ele a história da cidade e os modos de vida das pessoas é que devem merecer a atenção dos pesquisadores e planejadores urbanos. Ele vem até a Unesc nos mostrar como se faz isso”, ressaltou Terezinha.

Enrique também irá participar da banca julgadora da tese da doutoranda da Unesc Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira, que traz o tema “Sustentabilidade urbana e o desenvolvimento socioeconômico”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

21 de março de 2017 às 15:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário