PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Doutorado em Ciências Ambientais realiza sua primeira defesa de Tese

Doutorado em Ciências Ambientais realiza sua primeira defesa de Tese
Leopoldo Pedro Guimarães Filho é o primeiro a receber título de doutor do PPGCA Mais imagens

O Doutorado em Ciências Ambientais da Unesc vive um momento histórico nesta quinta-feira (22/12). O PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) realizou a sua primeira defesa de tese. O professor, agora doutor, da Unesc Leopoldo Pedro Guimarães Filho, coordenador do curso de Engenharia de Produção, apresentou trabalho “Estudo da influência dos fatores de produção na geração de resíduos de construção civil”, sob a orientação do professor doutor Adriano Michael Bernardin.

A banca teve os professores doutores Nilzo Ivo Ladwig, Cristina Keiko Yamaguchi, Lucas Dominguini (IFSC) e Vilmar Menegon Bristot (IFSC). Leopoldo teve orientação dos professores doutores Adriano Michael Bernardin e Teresinha Maria Gonçalves.

Criado em 2001, o PPGCA recebeu a aprovação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para o Doutorado em outubro de 2012. E, em 2013, iniciou a primeira turma de doutorandos.

Resumo da tese

O objetivo geral do trabalho foi estudar a relação entre os fatores de produção e a geração de resíduos em empresas de construção civil para propor ações preventivas nos sistemas produtivos da Industria da Construção Civil Subsetor Edificações (ICCSE). Leopoldo fez pesquisa de campo nas três maiores construtoras da cidade de Criciúma para identificar e quantificar os resíduos de assentamento de alvenaria e execução de reboco gerados.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

22 de dezembro de 2016 às 11:48
Compartilhar Comente

Deixe um comentário