PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Alunos de Engenharia Ambiental realizam estudo no Farol de Santa Marta

Alunos de Engenharia Ambiental realizam estudo no Farol de Santa Marta
Saída de campo ocorreu nesta segunda-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os tipos de ocupação do território e as suas consequências ambientais no Farol de Santa Marta, em Laguna, foram tema do estudo de campo dos alunos da oitava fase do curso de Engenharia Ambiental da Unesc, nesta segunda-feira (28/9). A atividade, dentro da disciplina de Planejamento Ambiental, teve como objetivo o levantamento de dados, que servirão para indicar possibilidades de intervenção com o objetivo de promover a sustentabilidade do local.

Os estudantes observaram aspectos como a ocupação de moradias em área de preservação permanente, a falta de tratamento do esgoto doméstico e a presença de vegetação exótica, que contribui para a degradação do ambiente local. Durante o estudo, eles também mantiveram contato com pescadores artesanais, tendo acesso a elementos da cultura tradicional do lugar, modificada pela especulação imobiliária, turismo e pesca predatória.

A turma foi orientada pelos professores José Carlos Virtuoso e Gustavo Zambrano, que ministram a disciplina, com a colaboração do biólogo Marcelo Dutra, mestrando do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), que realiza estudos sobre ambientes costeiros.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de setembro de 2015 às 21:49
Compartilhar Comente

Deixe um comentário