Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas

Unesc recebe Silvio Humberto dos Passos Cunha para falar sobre protagonismo negro no parlamento

Unesc recebe Silvio Humberto dos Passos Cunha para falar sobre protagonismo negro no parlamento
Evento contou com grande participação dos movimentos da região (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A noite desta quarta-feira (25/9) ficará marcada na memória de quem esteve presente na palestra “Protagonismo negro no parlamento”, ministrada pelo professor doutor Universitário, Silvio Humberto dos Passos Cunha. O evento foi pensado pelo Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias), em parceria com o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), e reuniu integrantes de movimentos negros de Criciúma e região.

Vereador eleito em 2012, Cunha é um dos fundadores e atual presidente de honra do Instituto Cultural Steve Biko. Ele também é vice coordenador do LECADIA (Laboratório de Estudos Conexões Atlânticas: Diáspora Africana e Cultura Afro-Brasileira e Indígena). Durante a troca de conhecimentos, o palestrante socializou suas experiências nas áreas de economia, desenvolvimento econômico, políticas públicas, ações afirmativas, relações raciais e relações internacionais com foco no Brasil-África.

A colunista do Programa Protagonistas Sem Fronteiras da WEB Rádio Santa Luzia, Cintia Santos, avaliou o momento como um marco para a organização política dos negros de Criciúma em 2020. Rafael Lima, presidente da Associação de Moradores do Bairro Monte Castelo e líder de movimento, também deu destaque as palavras do palestrante.  “Uma figura tão importante falar sobre racismo e política é de extrema importância na conscientização política do nosso povo negro. Vai nos fortalecer para a luta que sempre tivemos contra o racismo e pela igualdade”, destaca.

A membro do NEAB e coordenadora da Secretaria de Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas, psicóloga mestra Janaína Damásio Vitório, enfatizou a presença do negro no parlamento em uma participação ativa. “É possível unificar nossas pautas e escolher um representante que garanta a efetividade em suas decisões, enquanto parlamentar. Deve-se representar esse coletivo, é muito importante não esquecer que o momento que vivemos requer organização e planejamento em nome da nossa sobrevivência e possibilidade de ocuparmos espaços. Uma citação do africano Ki-Zeboque, tazida durante o diálogo, nos leva a refletir sobre nosso papel no cenário político atual”, afirma.

A coordenadora do NEAB, professora mestra em educação Normélia Ondina Lalau de Farias, ressaltou a importância da parceria do PPGDS junto ao NEAB para a promoção do evento. “Este momento faz perceber o reconhecimento do NEAB, pelos PPG’s, como espaço de debate com pautas relacionadas a temas de relações étnicos raciais. Foi um momento único, que nos possibilitou verificar a importância do protagonismo do negro na política, e que ainda hoje, encontramos dificuldades em termos uma representação no parlamento, explica.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2019 às 10:59
Compartilhar Comente

Deixe um comentário