Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas

Semana da Pessoa com Deficiência traz debates sobre o mundo do trabalho

Semana da Pessoa com Deficiência traz debates sobre o mundo do trabalho
Roda de conversa reuniu representantes de setores e estudantes da Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Semana da Pessoa com Deficiência na Unesc, teve nesta segunda-feira (23/9) uma roda de conversa sobre o mundo do trabalho para as pessoas com deficiência após o percurso acadêmico. O encontro reuniu estudantes com deficiência e representantes de setores da Universidade e levantou desafios e dificuldades das pessoas com deficiência para se inserirem no mercado de trabalho de maneira adequada. Além disso, foi dialogado sobre as iniciativas em prol destas pessoas, como o programa Potencial, em fase de desenvolvimento pela Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc.

O evento iniciou sábado (21/9), no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e  segue até esta sexta-feira (27/9), com diálogos sobre “Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista”, “Deficiência Física”, “Deficiência Adquirida nos Acidentes de Trânsito”, “Cuidador/a das pessoas com deficiência: O cuidado em saúde mental” e “Reflexões para uma sociedade inclusiva”.

A Unesc está iniciando um programa novo em 2019, o Potencial, que tem como objetivo incluir as pessoas com deficiência no quadro de colaboradores da Universidade. Segundo a assistente social e historiadora da Secretaria de Diversidade, Priscila Schacht Cardozo, o programa ainda está em construção, mas algumas ações já estão acontecendo.

Assim, a Semana da Pessoa com Deficiência também será um espaço para debates que vão alimentar esse projeto em construção. “Para pensar a inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho é preciso pensar que as pessoas são únicas e que cada uma merece um tratamento que valorize as suas potencialidades e não as fragilidades. Não podemos ter as mesmas métricas para todos sempre”, salienta.

Debates baseados em dados


Durante a roda de conversa, a equipe da Secretaria de Diversidades da Unesc apresentou dados relacionados ao mundo do trabalho para pessoas com deficiência. A partir disso, os debates foram realizados.

Algumas das informações estiveram relacionadas a estudos, como o do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que afirma que no Brasil, quase 24% da população se autodeclara com deficiência e deste universo, 7,7% está em Santa Catarina.

Outro dado que suscitou reflexões foi a lei de cotas, que institui em 1991 quais os percentuais de pessoas com deficiência que cada empresa tem que ter. Considerada uma ação afirmativa, a lei tem como objetivo reconhecer a capacidade produtiva das pessoas com deficiência.

A roda de conversa contou ainda com as contribuições das coordenadoras da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, Rita Guimarães e Janaína Damásio Vitório e a coordenadora do Sama (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem) da Unesc, Zélia Medeiros Silveira.

O evento

A 3ª Semana da Pessoa com Deficiência na Unesc é um evento realizado pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação), pela Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, pelo Colégio Unesc e pelo Sama, em parceria com o Codec (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) de Criciúma.

O evento surgiu em 2017, quando o CER mobilizou internamente setores e serviços para dialogar sobre os temas relacionados às pessoas com deficiência.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore (21/9), representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

Saiba mais

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de setembro de 2019 às 15:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário