Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas

Unesc será Ponto de Difusão da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Unesc será Ponto de Difusão da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
Projeto é coordenador pelo ICEM (Instituto Cultura em Movimento) (Foto: Reprodução/A Bicicleta do Vovô) Mais imagens

Com o objetivo de difundir pautas e temáticas atuais dos direitos humanos, a Unesc, por meio da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, será um Ponto de Difusão da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. A Universidade participará do Circuito Difusão, como um Ponto de Difusão, e realizará apresentações gratuitas na Universidade de curtas-metragens que abordam a temática dos Direitos Humanos. Santa Catarina conta com 19 Pontos, sendo somente quatro em universidades.

A Mostra ocorre desde 2006 como estratégia para celebrar o aniversário da DUDH (Declaração Universal dos Direitos Humanos) e tem como objetivo consolidar a educação e a cultura dos Direitos Humanos, por meio da exibição de filmes e do estímulo ao debate de temas relacionados à causa.  Em 2012 surgiu o Circuito de Difusão, que colabora com propósito na distribuição de kits de sete DVDs de curtas-metragens e materiais de apoio para as exibições.

Com isso, a Unesc se torna um Ponto de Difusão responsável pela exibição de no mínimo três curtas-metragens, de forma gratuita e com acessibilidade para a comunidade interna e externa. “A arte oportuniza esses debates e isso é uma oportunidade de reconhecer e melhorar o diálogo das pautas de Direitos Humanos na Universidade”, coloca a assistente social e historiadora da Secretaria de Diversidade, Priscila Schacht Cardozo.

De acordo com a coordenadora da Secretaria, Janaína Damásio Vitório, os temas alinham-se com as pautas do setor. “É o momento de pontuar, de falar e de discutir sobre as diversidades e as políticas afirmativas dentro da Instituição”, explica. Após a apresentação dos curtas-metragens, a Unesc encaminhará relatórios de apresentação e com isso pode entrar para o catálogo da Mostra e ser uma instituição credenciada.

O projeto é coordenado pelo ICEM (Instituto Cultura em Movimento), que constrói e consolida as redes mobilizadoras para atuarem de forma simultânea e unificada em todo o território nacional. A iniciativa também tem apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de agosto de 2019 às 17:04
Compartilhar Comente

Deixe um comentário