Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas

Pelo respeito às diferenças, tolerância e anti-racismo

Pelo respeito às diferenças, tolerância e anti-racismo
Mais imagens

Ao longo da sua história de 50 anos promovendo a educação no sul de Santa Catarina, a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) tem trabalhado uma missão de paz e tolerância pautada pela ética e pelo compromisso com a democracia, transparência e, acima de tudo, pela valorização do ser humano.

Esses compromissos são básicos e necessários para que todos nesta universidade tenham a convicção de que a igualdade e o respeito são a única política a ser adotada. Dentro dessa tolerância e aceitação admitimos as mais variadas crenças e opiniões. Chamamos isso de espaço de tolerância e respeito às diferenças. Seguindo a sua política de reafirmação destas condutas, a Unesc criou em 2018 a Secretaria da Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas, onde o grande objetivo é promover o reconhecimento da diversidade e articular a criação de políticas afirmativas para a construção de uma cultura de paz. Vivemos um momento político mundial conturbado quanto à tolerância e à inclusão social e neste contexto a Unesc se posicionou firmemente para fortalecer uma política institucional que promova o diálogo permanente com a comunidade externa e interna sobre a valorização do respeito. Dentro desse propósito estão incluídas as relações étnico-raciais, valores humanos e meio ambiente, gênero, saúde mental, diversidade sexual, inclusão digital, entre outros tantos temas.

Portanto, as normas de conduta adotadas norteiam o dia a dia da Unesc e não admitem qualquer manifestação de preconceito racial, de gênero ou de classe. Porque nestes casos não se trata de diálogo ou defesa de opiniões. Estamos falando de atitudes criminosas e passíveis das punições legais. O campo do diálogo termina quando se estabelece o discurso leviano e criminoso. A Unesc não se calará. Pelo contrário, manterá a sua voz ativa, sempre primando pelo respeito e pelas atitudes pacificadoras, valorizando o pluralismo, o acesso ao conhecimento por meio de diferentes teorias, métodos, experiências e pontos de vista. A soma de tudo isso constitui a base educacional que valorizamos e praticamos.

Reitoria Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de março de 2019 às 19:56
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

José Luís Gomes santos

20 de março de 2019 às 14:45

Parabéns à UNESC. No momento tão conturbado como esse, não podemos apoiar com patrocínios nem a extrema_direita e nem a extrema-esquerda.

Deixe um comentário