Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas

Projeto fomenta Cultura de Paz dentro da Universidade

Projeto fomenta Cultura de Paz dentro da Universidade
Dividida em três encontros, ação tem como público alvo os colaboradores da Instituição (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Incentivar a Cultura de Paz. Esse é o objetivo do projeto “(HA)Gente de Cultura de Paz”. Realizada pela Secretária de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, a ação tem como participantes os vigilantes da Universidade e teve início na manhã desta segunda-feira (18/3). Ao todo, os 33 vigilantes serão divididos em três grupos para participar de três encontros. 

O projeto tem como objetivo fomentar a Cultura de Paz como possibilidade de mediação de conflitos na convivência universitária. Em um primeiro momento, o programa trabalhará com os vigilantes da Unesc, sendo que posteriormente será estendido para os demais setores da Universidade.

De acordo com a coordenadora da Secretaria, Janaína Damásio Vitório, um dos propósitos é tornar a comunidade interna propagadora da cultura de paz. “Implementar a cultura não se limita a essa atividade, ela vai além disso. Ela parte de todos nós”, comenta. Conforme Janaína, o projeto visa a mediação de conflitos. “A Universidade recebe muitas pessoas diariamente, de diversas tribos, então queremos estimular abordagens baseadas na mediação de conflitos e assim criar agentes promotores da Cultura de Paz”, pontua.

Conforme a Assistente Social da Secretaria, Priscila Schacht Cardozo, a Universidade quer saber o que eles entendem como Cultura de Paz e trazer ferramentas para resolver possíveis conflitos do dia a dia. “Trabalharemos com metodologias ativas, em que os participantes irão juntos criar um material como se fosse uma cartilha, um manual, para divulgar a cultura de paz dentro da Unesc”, acrescenta.

Daniel Sarvalaio trabalha há 13 anos da Universidade e para ele a melhor ferramenta é o diálogo. “Trabalhamos com diferentes pessoas diariamente e as peças chaves são o respeito mútuo e agir com sabedoria, para criar um ambiente bom de se conviver”, enfatiza.

Os encontros ocorrem no período da manhã e da noite, e se dividem em: Módulo 1 – Sensibilizar os colaboradores e colaboradoras para a importância da cultura de paz na convivência universitária; Módulo 2 - Construir práticas de comunicação não violenta como proposta de mediação de conflitos fomentando a cultura de paz; e Módulo 3 – Avaliação e monitoramento do Projeto.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de março de 2019 às 13:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário