Calouros e veteranos da Unesc podem concorrem a bolsas de estudo pelo Uniedu

Calouros e veteranos da Unesc podem concorrem a bolsas de estudo pelo Uniedu
Aline é uma das acadêmicas que conta com a bolsa para realizar o sonho de cursar enfermagem (Foto: Mayara Cardoso/ Arquivo) Mais imagens

Está lançada mais uma oportunidade para o início ou continuidade da vida acadêmica de estudantes na Unesc. Por meio do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), calouros e veteranos podem garantir bolsas de estudo e de pesquisa e extensão que englobam todos os cursos de graduação presencial e em modelo de Ensino a Distância (EAD) da Universidade. O edital que abre as inscrições para as mais de duas mil bolsas foi publicado nesta terça-feira (25/1). Os interessados devem postar os documentos exigidos até o dia 8 de março, no site do Uniedu.

As bolsas conquistadas por meio do Programa têm transformado vidas como a da Içarense Aline Rodrigues Teixeira, de 34 anos. Ela precisou deixar a escola na oitava série, quando engravidou do primeiro filho. A partir dali ela chegou a pensar que nunca mais poderia realizar o sonho de cursar uma graduação, até que foi apresentada ao Uniedu por um amigo, em 2020. “Ele me explicou o processo e disse que eu poderia conseguir. Com esperanças, me inscrevi e passei. Aquilo que eu nem cogitava aconteceu: entrei na Unesc para realizar meu sonho de cursar enfermagem”, destacou a acadêmica.

Assim como Aline, aqueles que sonham em entrar no universo da academia podem, sim, encontrar nas bolsas do Uniedu uma oportunidade de transformação. Para participar do processo seletivo que leva em consideração o seu Índice de Carência do Estudante (ICE) dos candidatos basta que o interessado realize seus cadastros na plataforma do Governo do Estado, apresentando a documentação necessária, e que resida em Santa Catarina há pelo menos dois anos.

Conforme a coordenadora de Atenção ao Estudante (Centac), Juliana Lora, as inscrições são divididas entre os estudantes que já possuem cadastro e buscam a renovação da bolsa e aqueles que pleiteiam a bolsa pela primeira vez. “Estaremos com uma comissão à postos para fazer uma análise da documentação apresentada pelos candidatos buscando garantir que eles estejam aptos a concorrer às bolsas. É de extrema importante que os interessados não deixem para a última hora, pois caso haja necessidade de substituir ou acrescentar alguma documentação, pode não haver tempo hábil e acabem perdendo a bolsa”, alerta.

O passo a passo para o cadastro e a lista completa de documentos necessários para a participação, assim como a forma de publicá-los no site, foram disponibilizados pela Unesc no endereço unesc.net/uniedu.

Simulação para matrícula

Para aqueles que não estiverem matriculados, conforme Juliana, é possível fazer uma simulação do Índice de Carência e, tendo resultado que indique a aprovação, sinalizar a matrícula que será abonada pela bolsa. “Essa é uma forma de oportunizar que mesmo os estudantes que não têm condições de bancar a matrícula para garanti-la, possam encaminhá-la. Ao simular, conseguimos fazer uma previsão da aprovação ou não da bolsa e, caso os números apontem positivamente, encaminhar a matrícula antecipadamente”, explica.

Apoio para as inscrições

A expectativa da Universidade é de que mais de duas mil pessoas sejam beneficiadas com as bolsas do Uniedu, sejam novos alunos ou que estão dando continuidade aos estudos.

Para orientá-los presencialmente a Centac atende de segunda a sexta-feira das 8h30 às 21h no Bloco do Estudante na Unesc. De forma virtual é possível entrar em contato pelo WhatsApp institucional (48) 99644 1887 clicando no ícone “bolsas Uniedu”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de janeiro de 2022 às 18:02
Compartilhar Comente

Deixe um comentário