Unesc em Dança 2018

Unesc em Dança: Ana Botafogo chega para a abertura do festival

Unesc em Dança: Ana Botafogo chega para a abertura do festival
Bailarina será atração da primeira noite do Festival (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A Unesc recebeu, na tarde desta quarta-feira (17/10), a visita da bailarina e diretora artística do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo. A artista participará da abertura da 19ª edição do Unesc em Dança, evento organizado pela Universidade que engloba diversas atividades relacionadas ao mundo da dança. A abertura acontece na quinta-feira (18/10) e segue até sábado (20/10), no Teatro Elias Angeloni.

Ana Botafogo visita Criciúma pela primeira vez e, de acordo com ela, Santa Catarina é um estado com tradição e envolvimento com a dança. “Temos diversos exemplos que englobam a dança, como Blumenau e Joinville, e eventos como este da Unesc, são essenciais”, comenta. “Fico feliz em participar do festival e levar a arte e a cultura da dança para a população. Aproximar essa interlocução com a academia é indispensável, interligando a dança com outras áreas”, explica.

De acordo com a reitora, Luciane Bisgonin Ceretta, a arte e a cultura são eixos de grande importância para a Unesc. “A vinda da Ana Botafogo tem uma representação muito importante para a nossa Universidade Comunitária, tendo dentro desse conjunto, a dança. No ano em que a Unesc completa 50 anos, receber uma artista como ela tem um significado muito importante, pois contribui tanto na formação dos nossos dançarinos, quanto na nossa formação de plateia. Além da possibilidade de a Universidade interagir ainda mais com o ambiente da dança produzindo arte e cultura”, enfatiza.

O Unesc em Dança

O evento contará com palestras, oficinas e apresentações. Nos três dias, bailarinos de diversos estados apresentarão 63 coreografias na mostra Infanto-juvenil e 40 na Sênior. Além disso, o Unesc em Dança traz apresentações de grupos convidados, totalizando 125 coreografias. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. 

A abertura do festival contará com uma palestra da bailarina, abordando a sua história de vida, com o tema “Vida de Bailarina. Após a palestra, os participantes terão a oportunidade de fazer perguntas à convidada. “Acredito que esse contato com o público é essencial e faz com que nos aproximemos das pessoas”, acrescenta Ana.

Para a coordenadora do setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a visita é um grande presente nos 19 anos do Unesc em Dança e nos 50 anos da Unesc. “É uma realização para nós, que trabalhamos no festival. É também, um presente para as pessoas que terão a oportunidade de ouvi-la e de conhecê-la. Isso é de grande relevância porque ela é uma referência para os jovens tanto do ballet, quanto para outros estilos de dança. Ana Botafogo é um exemplo a ser seguido”, respalda.

O evento

A 19º edição do Unesc em Dança, uma realização da Universidade e Ministério da Cultura, tem como objetivo apresentar o panorama da dança, sob o aspecto não competitivo, buscando o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático pedagógico, contribuindo para o fortalecimento da linguagem da dança, formação de plateia e valorização da arte e da cultura.

O evento conta com uma programação de apresentações gratuitas e abertas ao público em geral nas mostras Infanto-juvenil e Sênior, com a participação de bailarinos de diversos estados brasileiros, a partir dos sete anos de idade. A 19ª edição da ação também traz palestras e cinco Oficinas de Dança, abertas para comunidade interessada.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2018 às 19:54
Compartilhar Comente

Deixe um comentário