Unesc em Dança 2018

Unesc em Dança divulga coreografias selecionadas

Unesc em Dança divulga coreografias selecionadas
Bailarinos de diversos estados brasileiros vão participar do festival (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Em 2018, Renata Possamai, de Ermo, comemora a sua 15ª participação no Unesc em Dança. Formada em Educação Física pela Universidade e pós-graduada em Dança, ela teve a coreografia do grupo Espaço de Dança, de Jacinto Machado, selecionada para a 19ª edição do festival, que ocorre de 18 a 20 de outubro em Criciúma. “O Unesc em Dança valoriza a arte desenvolvida na região e oportuniza que mais pessoas conheçam o trabalho realizado. O grupo faz várias apresentações fora e faz questão de participar da seleção para o Unesc em Dança, pela importância do evento, o maior de dança do Sul do Estado”, afirma.

Além do Espaço de Dança, Renata vai participar do festival como coreógrafa do Criarte, um projeto social desenvolvido em Ermo. O grupo participará da abertura do Unesc em Dança, dia 18 de outubro, a partir das 19 horas, no Teatro Elias Angeloni. Ainda sobre o evento, alguns grupos da região farão apresentações que antecedem a palestra da primeira bailarina e diretora artística do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo. “Com os dois grupos, vamos levar aproximadamente 40 bailarinas dos sete aos 13 anos ao palco do Unesc em Dança, apresentando Ballet Clássico e de Repertório”, conta Renata.

O resultado das coreografias selecionadas foi divulgado esta semana. Uma comissão curatorial analisou técnica e, artisticamente, o material recebido. O festival reunirá cerca de mil bailarinos, que apresentarão 63 coreografias na mostra Infanto-juvenil e 40 na Sênior. Além disso, haverá apresentações de grupos convidados. Num total, o público poderá conferir 125 coreografias. A lista das selecionadas está disponível no link.

Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, em 2018, passarão pelo palco do festival, bailarinos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e pela primeira vez, do Rio de Janeiro. “O Unesc em Dança não tem caráter competitivo, mas tem uma preocupação com a difusão da cultura e com a formação dos profissionais da dança, uma vez que, oferece palestras e oficinas para bailarinos e coreógrafos. O festival também atua na formação de plateia para arte e cultura”, comenta.

Nessa edição, o festival promove um cachê cultural para 40 coreografias na categoria Sênior, como forma de incentivo para profissionalização na área da dança. Segundo Amalhene, cada coreografia inscrita recebeu uma avaliação dos profissionais que fazem parte da curadoria, apontando questões que possam ser mais trabalhadas e dando sugestões. “Todos podem dançar e a intenção de dar este retorno aos coreógrafos dos grupos é justamente no sentido de incentivar e colaborar com o aprimoramento dos trabalhos. A cultura é plural, é vasta e novos movimentos corporais surgiram com o tempo. A dança não é apenas um gênero e por isso o Unesc em Dança trará essa pluralidade ao seu palco”.

Unesc em Dança

O Unesc em Dança levará ao público apresentações nas mostras Infanto-juvenil e Sênior. As coreografias apresentadas serão de Ballet Clássico de Repertório ou Livre, Dança Moderna ou Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares.

O 19º Unesc em Dança, uma realização da Universidade e do Ministério da Cultura, inicia em 18 de outubro, com a presença da primeira bailarina e diretora artística do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo. Ela, que é referência quando o assunto é dança, estará em Criciúma especialmente para a abertura do Unesc em Dança, que ocorre a partir das 19 horas, no Teatro Municipal Elias Angeloni. Antes da palestra de Ana Botafogo, haverá apresentações com grupos de dança convidados. No final, ocorrerá uma sessão de autógrafos.

Além da palestra da bailarina, o evento vai trazer mais palestras e cinco Oficinas de Dança, abertas para comunidade interessada.

O 19º Unesc em Dança conta com o patrocínio de Bistek Supermercados, Anjo Tintas, Giassi Supermercados, Tintas Farben, Construtora Locks, Betha Sistemas e TWA, via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Nessa edição ainda conta com o apoio cultural da Rádio Som Maior, Jornal A Tribuna, Portal 4oito e Fundação Cultural de Criciúma.

Saiba mais

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de outubro de 2018 às 17:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário