Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação

Curso de História, Centro Acadêmico, Grupheme e PPGE lançam nota de apoio ao Museu Nacional

Curso de História, Centro Acadêmico, Grupheme e PPGE lançam nota de apoio ao Museu Nacional
Museu Nacional foi destruído por incêndio no fim de semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

Nós, do curso de História, do Cahel (Centro Acadêmico de História Edson Luís), do Grupheme (Grupo de Pesquisa em História e Memória da Educação) e do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), viemos a público compartilhar nossa perplexidade e indignação com essa “tragédia anunciada” que destruiu o Museu Nacional, um dos patrimônios históricos mais antigos e valiosos da História do Brasil. Indignação pelo descaso das autoridades governamentais para com os lugares de memória da sociedade brasileira; indignação pelo estado de precarização do patrimônio histórico-cultural, precarização dos arquivos regionais e nacionais e pelos cortes seletivos e inconsequentes de recursos públicos nas áreas da educação, memória e cultura.

O Museu Nacional era um espaço de memória de acervos históricos de valor inestimável. Acervo arqueológico que abrigava “Luzia”, o fóssil humano mais antigo encontrado em território brasileiro; Coleções das áreas de História Natural, Botânica, Paleontologia, Etnografia, Zoologia, Antropologia, Biologia, História; Coleção referente aos povos originários do Brasil e acervos que evidenciam a história da colonização portuguesa, com peças que simbolizam o contexto do “descobrimento” e a constituição da Monarquia Brasileira no século XIX.

Conclamamos a Sociedade Brasileira a dizer “Basta” à irresponsabilidade de autoridades governamentais que não possuem compromisso com o bem público, autoridades governamentais comprometidas com interesses privados que vêm sistematicamente precarizando e destruindo o Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil. Um país que não preserva sua memória não projeta luz para as futuras gerações.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de setembro de 2018 às 10:07
Compartilhar Comente

Deixe um comentário