Pró-Reitoria Acadêmica

Unesc forma 45 novos profissionais na primeira cerimônia oficial de Colação de Grau de 2021

Unesc forma 45 novos profissionais na primeira cerimônia oficial de Colação de Grau de 2021
Graduandos colaram grau em oito diferentes cursos nesta quarta-feira (10/2) (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

Uma Cerimônia Especial de Colação de Grau virtual cheia de inspiração marcou a vida de 45 acadêmicos, agora egressos, da Unesc nesta quarta-feira (10/2). A noite foi de comemoração para os formandos e familiares, que celebraram a conquista dos diplomas de graduação nos cursos de Ciências Biológicas Bacharelado, Educação Física Bacharelado e Licenciatura, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Teatro. O evento foi transmitido pelo canal da Unesc TV no YouTube e acompanhado em tempo real por centenas de pessoas.

O responsável por acolher o juramento feito pelos acadêmicos e outorgar o grau da profissão escolhida foi o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus. Marcelo foi acompanhado na mesa virtual de autoridades por colegas professores coordenadores e adjuntos dos cursos, além de homenageados e amigos de turma escolhidos pelos formandos.

Em lindo discurso, a paraninfa das turmas Michelle Maria Stakonski Cechinel deixou o convite para que os agora graduados sejam sempre inquietos e que este sentimento os faça mover o mundo. “Vocês se formam agora para atuar no presente, mas não se esqueçam que, ao atuar no presente, é de vocês a responsabilidade ética de elaborar um outro futuro. É certo que todos estamos inquietos com o mundo que nos rodeia, mas, como indaga o antropólogo francês Michel Agier, ‘não deverá, o investigador, estar sempre inquieto?’ Quanto ao estado do mundo não será essa inquietação, precisamente, para que servem a ciência, as artes e seus pesquisadores?”, provocou.

Já o convite deixado pelo diretor da Universidade foi o de que, além de serem felizes em suas profissões, não deixem de lado o juramento feito nesta noite se quer por um dia em suas trajetórias profissionais.  “Toda cerimônia deste tipo comporta o adeus e as boas-vindas. O adeus ao que fica para trás, o que chegou ao término, e boas-vindas àquilo que se espera começar e inaugurar um novo tempo. Os antropólogos cunharam o termo ‘rito de passagem’ para designar o conjunto de preceitos que devem acompanhar toda a mudança de lugar, de estado, de posição social. O momento ritual solene, como esse, simboliza o final da caminhada como estudantes e o início da jornada como bacharéis e professores. Neste novo tempo, jamais esqueçam do juramento que fizeram. O tornem realidade. Deem a ele efetividade”, pontuou Feldhaus em discurso aos formandos.

Em nome dos graduados e graduadas, Ronaldo Pavanati Júnior agradeceu o apoio de todos aqueles que estiveram ao seu lado e ao lado de todos os colegas nos momentos de dúvida, desânimo ou tristeza diante dos desafios. “Somos vencedores. Em meio as turbulências da vida acadêmicos decidimos acreditar em nós mesmos. Em meio aos ‘nãos’ e aos ‘sins’ decidimos seguir e estamos aqui jurando e iniciando com maestria a nossa profissão”, compartilhou com os colegas, destacando ainda a importância da educação e do acesso à universidade.

A Cerimônia Especial de Colação de Grau segue disponível para acesso no canal da Unesc TV no YouTube:

Confira aqui alguns registros da noite de formatura.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de fevereiro de 2021 às 21:31
Compartilhar Comente

Deixe um comentário