Pró-Reitoria Acadêmica

Pró-reitoria Acadêmica reúne estudantes para discussões sobre bolsas de estudo

Pró-reitoria Acadêmica reúne estudantes para discussões sobre bolsas de estudo
Debate com acadêmicos teve foco nas normativas das bolsas do UniEdu (Foto: Reprodução) Mais imagens

Representantes dos Centros Acadêmicos dos cursos da Unesc e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) tiveram a oportunidade de conhecer detalhes sobre os processos do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UniEdu) e participar de definições relacionadas aos descontos concedidos. O encontro foi conduzido pela pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, com a presença das equipes técnica, jurídica e financeira, na noite desta terça-feira (9/2).

Ao longo de uma ampla explicação relacionada aos detalhes do Programa de Bolsas, os cálculos referentes aos descontos, simulações preparadas pela equipe da Universidade com os números de bolsas e o montante de recursos destinados à Unesc, os estudantes deixaram seus pontos de vista, especialmente sobre a temática voltada ao teto máximo de descontos concedidos pelo Artigo 170.

Por meio de votação entre as lideranças dos Centros Acadêmicos ficou decidido que o teto da porcentagem de desconto nas bolsas do Artigo 170 será de 70%, número que representa um equilíbrio, atendendo as demandas sociais daqueles que contam com o desconto para a permanência estudantil e contemplando, assim, mais estudantes.

Para a pró-reitora, o encontro virtual foi de extrema importância para ouvir, por meio dos representantes, a voz dos alunos. “Estivemos em uma conversa por duas horas muito proveitosas. Eles foram atualizados sobre as mudanças nas regras do UniEdu e o impacto disso na concessão e no número de contemplados, assim como na porcentagem concedida a cada um, decisão da qual eles participaram ativamente”, salientou Indianara.

O presidente do DCE da Unesc, Kelvin Benedet, destacou a importância da participação estudantil em encontros como o promovido pela reitoria e reforçou o apoio do Diretório naquilo que for de interesse dos colegas estudantes. “Estamos de portas abertas para todos vocês, pois, afinal de contas, é para isso que estamos nessa causa”, comentou.

Representando a União Catarinense dos e das Estudantes (UCE), o acadêmico Lucene Cândido Magnus fez questão de pontuar aos colegas a importância e a diferenciação da Unesc ao chamar seus acadêmicos ao debate mais uma vez. “As bolsas do UniEdu são fundamentais para a manutenção dos estudantes na Universidade e, sabendo disso, mais uma vez a Unesc convoca as lideranças para, juntos, decidirmos questões que na grande maioria das instituições são definidas entre uma ou duas pessoas em um gabinete sem debate. Isso é louvável e faz parte do perfil da Unesc”, destacou.

O objetivo a partir de agora, conforme a pró-reitora, é mobilizar os estudantes para que se inscrevam e entreguem toda a documentação para concorrerem às bolsas. O edital do Governo do Estado será publicado nesta quinta-feira (11/2), mesma data na qual a Universidade disponibilizará o seu edital completo no site.

A Central de Atendimento ao Estudante (Centac) estará disponível para sanar as dúvidas relacionadas ao edital e demais assuntos e promoverá encontros virtuais para comunicações acerca do UniEdu.

De acordo com a coordenadora do setor, Juliana Lora, nos próximos dias a movimentação será intensa para recebimento de documentações e atendimentos aos acadêmicos. “Nós brincamos aqui que não vai ter Carnaval no Brasil, mas o bloco do UniEdu vai sair, sim! O processo inicia já logo no feriado e na quarta-feira de cinzas tem novidade também. Estamos todos engajados nessa causa tão importante para nossos estudantes”, atentou.

Mais informações podem ser obtidas com a Centac nos telefones (48) 9 9915-0433 ou ainda 3431-2545/ 3431-4500.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de fevereiro de 2021 às 14:57
Compartilhar Comente

Deixe um comentário