Pró-Reitoria Acadêmica

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Unesc inicia atividades

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Unesc inicia atividades
Primeira turma da especialização foi recebida pela reitora Luciane Bisognin Ceretta (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O mês de abril começou fazendo história para o trabalho de formação de profissionais na área da saúde, desenvolvido pela Unesc. A primeira turma do Programa Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Universidade iniciou as atividades de reconhecimento dos locais de atuação no primeiro dia do mês. A turma passará por uma imersão teórica esta semana e já se prepara para as atividades em locais como centros de atenção psicossocial na próxima. Ao todo, 15 profissionais vão participar da especialização que alia teoria e prática em uma formação de dois anos.

As vagas são oferecidas no projeto por meio de bolsas concedidas pelo Ministério da Saúde, destinadas aos profissionais graduados em Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia. “Os participantes irão atuar em sete cenários de práticas em saúde mental de Criciúma e em alguns hospitais da região. Terão momentos teóricos e práticos e também com residentes de outros programas da Unesc. Haverá ainda uma interlocução com os cursos de graduação da Universidade. Todo o trabalho desenvolvido será acompanhado por professores tutores da Instituição”, explica uma das coordenadoras do Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Tatiane Macarini.

Segundo a coordenadora do programa, Dipaula Minotto, apesar do pouco tempo de atividades, já pode-se perceber a vontade dos residentes em obter novos conhecimentos na área. “Em uma semana eles já nos trouxeram muitos sonhos, ideias e vontade de realizar. Esse programa é um sonho que está sendo realizado com o trabalho de muitas pessoas. Estamos aqui para realizar isso tudo coletivamente, a Instituição e os profissionais”.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu, na manhã desta segunda-feira (8/4), os primeiros residentes do programa e deu as boas-vindas aos profissionais. Ela conheceu um pouco da história de cada um e dialogou sobre a importância do trabalho em saúde mental para a população, da responsabilidade dos profissionais da saúde e do cenário de práticas e de políticas públicas.

 “A nossa ação passa a ser imprescindível para construir uma prática em saúde mental transformadora. Vocês chegam em um momento muito importante em que as Universidades estão se posicionando para apresentar as suas contribuições e observações neste cenário. A Unesc, inclusive, vai fazer um evento para reunir as propostas e levar para o Conselho Estadual de Saúde e Secretaria do Estado e conta muito com a colaboração de vocês”, afirma Luciane. A reitora ainda comentou que gostaria de ver a residência transformando os espaços dentro da Universidade, uma vez que transitam pela Instituição milhares de estudantes, funcionários, professores e pessoas da comunidade.

A egressa do curso de Enfermagem da Unesc Gabriela Valerim, afirma que ainda não tinha despertado o interesse em participar de um programa de Residência Multiprofissional até conhecer a proposta do Saúde Mental da Unesc. “Uma das minhas paixões durante a graduação foi a saúde mental, então, resolvi encarar o desafio e redirecionar o meu trabalho para esta área”, conta a enfermeira.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, também recebeu o grupo e afirmou que a interação entre Residência Multiprofissional e graduação é importante no processo de formação acadêmica. “A Residência em Saúde da Família e em Saúde Coletiva fez muito esse movimento. Se compararmos os currículos dos cursos da saúde há dez anos e agora, verificamos que eles avançaram muito na formação nestas áreas e temos uma expectativa grande quanto ao programa de Saúde Mental. Esperamos também que ela traga contribuições para a pesquisa na área desenvolvida pela Instituição”, salienta.   

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, agradeceu aos profissionais por escolherem a Universidade e desejou sucesso na nova jornada. “Que vocês sejam muito felizes neste espaço e que estejam abertos ao diálogo, à troca de experiências e à construção no coletivo. O cenário de práticas requer muita atenção e criatividade. Pensem sempre na pessoa que precisa do trabalho de vocês. Aproveitem, se dediquem para fazer a diferença e melhorar o futuro das pessoas. Tenho certeza que todos nós vamos aprender muito com a Residência em Saúde Mental da Unesc”, comenta Fernanda.

As boas-vindas aos novos residentes teve ainda a participação da professora do curso de Educação Física da Unesc e tutora do programa, Francine Costa.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de abril de 2019 às 17:52
Compartilhar Comente

Deixe um comentário