Pró-Reitoria Acadêmica

Unesc e Condomínio Vila Suíça firmam parceria em prol da preservação ambiental

Unesc e Condomínio Vila Suíça firmam parceria em prol da preservação ambiental
Iniciativa irá colaborar com a tese de pesquisadora do PPGCA (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Em busca da qualidade da água e da preservação do meio ambiente, a Unesc e o condomínio Vila Suíça firmaram um convênio para o desenvolvimento do projeto “Avaliação da Qualidade Ambiental da Lagoa dos Esteves, Balneário Rincão, SC”, elaborado por profissionais da Unesc. A parceria foi firmada na tarde desta quinta-feira (28/2) e reuniu membros da reitoria, professores e pesquisadores. O convênio também colaborará com a pesquisa para a tese de Karina de Oliveira Teixeira, para o doutorado no PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc.

Serão realizadas pesquisas e análises que observarão a qualidade da água e seus poluentes. De acordo com a pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, o projeto compactua com a missão da Universidade. “O nosso compromisso é com a comunidade regional e observar que temos pesquisadores atuando nesta mesma linha e junto ao meio ambiente, é de extrema importância”.

Conforme o síndico do condomínio, José Gilberto Vieira, a maior preocupação dos moradores é com o meio ambiente. “Estamos preocupados em preservar o local e buscamos recuperar e preservar a lagoa”, explicou.

Auxílio da pesquisa

Por meio das pesquisas realizadas durante o convênio, os resultados também beneficiarão a tese de Karina. Segundo a pesquisadora, o seu objetivo principal é realizar um diagnóstico ambiental da água encontrada na Lagoa dos Esteves. “O convênio será fundamental para a realização do meu projeto. Se não houvesse, observando os custos, não conseguiria realizar”, explicou.

A parceria iniciou a partir do orientador da tese e coordenador do projeto, Jairo José Zocche, quando um morador do condomínio entrou em contato e relatou a preocupação. “É uma demanda muito importante, pois pode atender essa necessidade da comunidade e ainda colaborar com o projeto da Karina”, afirmou.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, a coordenadora e coordenadora adjunta do PPGCA, Patrícia de Aguiar Amaral e Vanilde Citadini Zanette, e o vice síndico do condomínio, Rafael Capelão Koch, participaram do evento.

Vitor Netto – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de fevereiro de 2019 às 18:55
Compartilhar Comente

Deixe um comentário