Pró-Reitoria Acadêmica

Jornada de Farmácia reúne profissionais e estudantes na Unesc

Jornada de Farmácia reúne profissionais e estudantes na Unesc
Evento ocorre até esta quinta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Profissionais, professores e estudantes participam até esta quinta-feira (16/8) 18ª Jornada Acadêmica de Farmácia que traz debates com tema central “Farmácia Comercial: O ampliar de horizontes da atuação farmacêutica”. A abertura do evento ocorreu na manhã desta terça-feira (14/8), e trouxe quatro momentos com palestras e mesa-redonda.

A palestra “CRF: Conselho Regional de Farmácia e suas atribuições”, ministrada pela farmacêutica pós-graduada em Saúde Pública, inspetora da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e vice-presidente do CRF de Santa Catarina, Hortência Salett Muller Tierling, marcou o início dos debates.

“Principais Legislações Sanitárias aplicadas à Farmácia”, foi a palestra seguinte, ministrada pela graduada em Farmácia e Bioquímica, pós-graduada em Vigilância Sanitária e a fiscal da Vigilância Sanitária Criciúma, Giovana Remi Barbosa, e a pela farmacêutica e bioquímica e fiscal da Vigilância Sanitária de Criciúma, Cecília Citadin.

O primeiro período de atividades da Jornada ainda contou com a palestra “O caminho do proprietário até tornar-se farmacêutico”, com o profissional de Farmácia Mateus Carlos Emerin e com uma roda de conversa com a pró-reitora Acadêmica da Unesc, profissional de Farmácia, e doutora em Ciências da Saúde, Indianara Reynaud Toreti.

Os encontros da Jornada ocorrerão nos períodos matutino (8 horas às 11h50) e noturno (18h50 às 22 horas) e vão abordar assuntos como farmácia comercial, legislação sanitária, marketing, atribuições do CRF (Conselho Regional de Farmácia) e farmácia clínica.

Temas atuais


Segundo a coordenadora do curso de Farmácia, Juliana Lora, a escolha dos assuntos a serem debatidos partiu das necessidades também sentidas pelos estudantes, que participaram ativamente de todo o processo que culminou na Jornada.

“A gente sabe que a profissão farmacêutica tem muitos segmentos, mas a que mais emprega profissionais é a farmácia de dispensação. Em torno de 80% atua nessa área. Só esse número já justifica escolha do tema, mas temos os alunos têm uma preocupação maior. Sabem que as atribuições na farmácia comercial vão muito além da dispensação do medicamento e inclui a parte burocrática, atender as regras da Vigilância Sanitária, da Anvisa, do CRF e que esses serviços precisam ser oferecidos com excelência de qualidade. Por isso chamar profissionais que estejam em conselhos, órgãos como Vigilância Sanitária e que já tenham uma trajetória positiva na área da dispensação. Isso só vem a fortalecer e qualificar o evento”, afirma.

A representante da comissão organizadora da Jornada, Jade Oliveira, agradeceu o empenho dos estudantes na realização do evento. “Aproveitem as palestras e os minicursos. Eles foram feitos pensando em vocês”, comenta a professora.

O presidente do CA (Centro Acadêmico) de Farmácia Alexander Fleming, Higor Teixeira Colombo, agradeceu pela participação dos estudantes na organização da Jornada e falou sobre a importância de eventos como este para a formação profissional.

O vice-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Lucas Gonçalves, reforçou o apoio do DCE em eventos que tenham como objetivo agregar e ampliar o conhecimento.

Mais informações

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de agosto de 2018 às 17:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário