Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão

Universidades comunitárias unidas por um ensino superior de qualidade

Universidades comunitárias unidas por um ensino superior de qualidade
Evento mostra a união entre os reitores e reitoras do Sistema Acafe(Fotos: Noturno/Décio Batista) Mais imagens

A arrancada do Circuito Inova SC, na última quinta-feira (21/10), na Unesc, significou um passo importante no sentido da valorização das Universidades comunitárias de Santa Catarina. O evento, no Auditório Ruy Hülse, reuniu os reitores das instituições do Sistema Acafe e serviu para desfraldar com vigor a bandeira do ensino, da pesquisa e da extensão. A união das instituições, com um discurso afinado nos propósitos de promoção da educação de qualidade, foi o ponto alto do circuito, que continuará pelas próximas semanas passando por todas as integrantes da Acafe.

Números surpreendentes relacionados às atividades das universidades comunitárias catarinenses chamaram a atenção. “O Circuito Inova SC marca um novo tempo, um tempo de retomada”, destacou a reitora da Unesc e vice-presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, na sua fala no evento em que estava presente o governador Carlos Moisés na Unesc. Ela usou uma citação do secretário de Estado do Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável, Luciano Buligon. “Como diz o secretário, um tempo quase assemelhado a um pós-guerra esse que vivemos. Guerra pela luta, guerra pela vida”, resumiu, apontando os desafios enfrentados.

Em nome dos demais gestores das universidades comunitárias de Santa Catarina, Luciane pontuou que, mesmo sob transformações, é possível apresentar resultados positivos. “É um momento possível sim, de sublinhar os resultados dos incríveis investimentos que o Governo do Estado vem realizando nos últimos anos para garantir o acesso e a permanência dos nossos estudantes”, frisou. “E tanto para a graduação, quanto para a pós-graduação, mestrados e doutorados. De três anos para cá, os investimentos, que eram em torno de R$ 80 milhões, passaram para R$ 500 milhões”, lembrou. A reitora salientou, ainda, que “isso amplia significativamente o acesso dos nossos estudantes às nossas instituições, mas, muito mais do que uma bolsa de estudo para cada acadêmico contemplado, nós trazemos junto toda a trajetória que essas universidades apresentam para o desenvolvimento das suas regiões e do Estado”.

O papel social das Universidades comunitárias junto às suas áreas de atuação também foi enfatizado pela reitora da Unesc, colocando essa como uma premissa que ganha cada vez mais força a partir dos investimentos que o Estado vem promovendo nas instituições de ensino superior catarinenses. “Oferecemos atendimentos na assistência à saúde, atendimentos jurídicos, na formação de professores e professoras, na incubação de novas empresas, que se transformam em novos negócios, gerando renda, trabalho e desenvolvimento”, ponderou Luciane.

Essa união de esforços vem promovendo, conforme a reitora da Unesc, a transformação das famílias e das cidades. “Não temos a pretensão de dominar o mundo, como costumo dizer aos meus pares, não é essa a pretensão. As nossas Universidades comunitárias nasceram e são criadas para transformar nossa terra. Essas instituições ganharam força internacional. Mas sua natureza é para promover o desenvolvimento das suas regiões”, comentou, enaltecendo o papel próximo às pessoas, nas suas cidades, que as instituições exercem.

Segundo a vice-presidente da Acafe, o apoio e a escolha do governo estadual por essas instituições são dignos de gratidão. “Optar por investir no desenvolvimento da vida das pessoas, na melhoria da vida das pessoas é fundamental. Não se faz desenvolvimento sem educação de qualidade. As Universidades comunitárias são parceiras do governo e continuaram contribuindo de modo muito intenso com o desenvolvimento social e econômico. Estamos prontos para esse novo tempo que se vive em Santa Catarina”, finalizou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de outubro de 2021 às 14:34
Compartilhar Comente

Deixe um comentário