Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão

Lideranças da Unesc prospectam novas oportunidades de investimento na educação em Brasília

Lideranças da Unesc prospectam novas oportunidades de investimento na educação em Brasília
Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Gisele Coelho Lopes, e assessora técnica da Pró-Reitoria, Bianca Bez Batti representaram a instituição na capital Mais imagens

Um dia de intensa agenda de visitas e reuniões em Brasília rendeu boas perspectivas para a Unesc nesta semana. Ao longo de toda a terça-feira (23/2), a pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Gisele Coelho Lopes, e assessora técnica da Pró-Reitoria, Bianca Bez Batti, representaram a instituição na capital em encontros com todos os deputados federais do Sul e senadores de Santa Catarina.

As representantes foram recebidas com atenção em cada um dos gabinetes e, conforme Gisele, puderam alinhar diversas oportunidades de parcerias para a Universidade. O sentimento predominante, de acordo com a pró-reitora, foi de orgulho ao ter o trabalho da Unesc reconhecido pelos parlamentares. “O senador Esperidião Amin, por exemplo, nos disse que se sente honrado em receber a Unesc por conhecer a excelente gestão que a reitora Luciane Bisognin Ceretta vem realizando nesses três anos, reposicionando a Universidade de forma completa. Como professor universitário, se disse muito feliz em ter na Unesc uma referência de educação superior no Sul do país, o que muito nos honrou”, destaca a pró-reitora. Ainda em reunião com o senador, as representantes da Unesc receberam o incentivo e apoio à continuidade do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Universidade.

Entre as produtivas visitas, conforme Bianca, esteve a passagem pela Secretaria de Cultura e encontro com o chefe de gabinete da secretaria, Lucas Jordão Cunha. No encontro foi possível identificar oportunidades para submissão de projetos de fomento à cultura principalmente no que se refere à captação de recursos ao Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc, como um produto importante de incentivo ao turismo da região. “Neste sentido conversamos sobre a retomada do projeto que visa a implantação de um Museu de Zoologia no Parque das Nações, voltado ao desenvolvimento regional. O município já sinalizou interesse em retomar esse projeto”, pontua a assessora técnica.

Na Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência, criada recentemente pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, de acordo com Gisele, foi possível entender mais sobre a promoção das ciências nas escolas em conversa com o diretor Daniel Fonseca Lavouras e seus assessores.  “Identificamos diversas oportunidades de apoio a novas tecnologias de realidade aumentada para os museus como uma experiência para fomentar o turismo. Adquirimos ainda mais conhecimento para viabilizar projetos nos quais a Universidade possa continuar a desenvolver a educação em todos os níveis, principalmente na educação básica”, acrescenta Gisele.

No que diz respeito à visita à Secretaria de Inovação e Empreendedorismo, conforme a pró-reitora, o resultado da reunião com o diretor José Gontijo foi a identificação de oportunidades para o fomento de startups, criação de novos negócios e empreendedorismo. “Levantamos uma série de alternativas para viabilizar projetos que já temos e que estão em andamento”, descreve.

Ainda no dia de muitas visitas Gisele e Bianca passaram pelo gabinete do senador Jorginho Mello, no qual discutiram acerca de projetos de inovação e empreendedorismo. No gabinete da deputada Ângela Amin as representantes da Universidade protocolaram um projeto de apoio ao Museu de Zoologia como um ponto estratégico para potencializar o turismo regional. No gabinete do senador Dário Berger a pauta principal discutida com o assessor parlamentar Yuri Becker dos Santos, conforme Gisele, se voltou ao apoio à manutenção do Ambulatório de Atenção à Pessoa com Fibromialgia, nas Clínicas Integradas da Universidade.

No encontro com a deputada Geovânia de Sá a pauta foi a manutenção e ampliação de um laboratório de realidade mista para os cursos da área da saúde. Recebidas pelas assessoras da deputada Carmem Zanoto, Gisele e Bianca aproveitaram ainda o encontro para solicitar apoio para a criação de um observatório de tecnologias para a acessibilidade regional.

Já a temática principal do encontro no gabinete do deputado Pedro Uczai, representado pelo assessor Luiz Pereira, foi o fomento ao Centro de Memória Digital para a Educação e, no gabinete do deputado Daniel Freitas, o fomento à construção da Clínica de Medicina na Universidade. Ainda em prol do incentivo a importantes projetos da Unesc, Bianca e Gisele estiveram no gabinete do deputado Ricardo Guidi, no qual, recebidas pelo assessor do parlamentar, solicitaram apoio à construção do espaço de cocriação para a inovação na Universidade.

Com tantos assuntos importantes em pauta, de acordo com a pró-reitora, o saldo das visitas na capital federal foi muito positivo. “A viagem foi extremamente produtiva. Tivemos a oportunidade de compreender um pouco mais como a Unesc pode aproveitar melhor as oportunidades disponíveis especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento do seu papel como comunitária. Foi importante porque conseguimos ainda reforçar, nos ministérios e secretarias, os diferenciais da identidade comunitária da Instituição”, destaca Gisele.

A história da Unesc e a excelência da sua gestão, conforme a pró-reitora, colaboraram para que os assuntos fossem bem recebidos em cada secretaria e gabinete. “A gestão da professora Luciane nos abriu portas no sentido de colocar a Universidade como prioridade para os parlamentares, que já conhecem o trabalho que vem sendo feito. Saímos com a sensação de esperança de bons retornos no orçamento de 2021 a 2022 para a Unesc”, finaliza.

Confira mais fotos sobre o dia de extensa agenda em Brasília

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de fevereiro de 2021 às 16:47
Compartilhar Comente

Deixe um comentário