Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão

Unesc Profissões: Visitantes conhecem um mundo de possibilidades e inovação

Unesc Profissões: Visitantes conhecem um mundo de possibilidades e inovação
Evento iniciou ocorre nesta quarta e quinta no campus universitário (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O maior evento para concluintes do Ensino Médio da região já começou. Na manhã desta quarta-feira (18/9), as atividades da edição de 2019 do Unesc Profissões iniciaram com a presença de estudantes de municípios catarinenses e gaúchos. Até esta quinta-feira (19/9), o campus da Universidade receberá aproximadamente 6 mil visitantes – entre turmas do Ensino Médio de escolas e pessoas que já concluíram essa fase – para conhecerem as oportunidades que a Instituição oferece no ensino presencial e a distância.

O estudante do terceiro ano no Ensino Médio da Escola de Educação Básica Timbé do Sul, Alessandro dos Santos, de 17 anos, fez parte do primeiro grupo da Trilha Interativa das Engenharias – os visitantes podem optar também por Trilhas das áreas da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Educação e também pelo Iparque (Parque Científico e Tecnológico) – e conheceu espaços como o contêiner de  exposições do curso de Design, o laboratório do curso de Engenharia de Agrimensura e o ateliê do curso de Arquitetura e Urbanismo, além de saber mais sobre o curso de Design de Moda, Engenharia de Produção, Jogos Digitais e Ciência da Computação.

Em sua primeira visita à Unesc, o estudante se disse encantado com o campus. “O espaço é grande e tem muito para ser visto. Escolhi essa Trilha para conhecer mais o que a Unesc oferece em tecnologia, que é a área que eu mais me identifico e a que eu quero seguir carreira”, comenta.

Já a aluna do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Maria Garcia Pessi, de Araranguá, Elisa Consoni,17 anos, acompanhou a Trilha Interativa da Saúde. Decidida a fazer Biomedicina, a estudante aprovou a participação da sua escola no Unesc Profissões. “Eu já conhecia um pouco da Universidade porque minha mãe é formada em História pela Unesc, mas não sabia ao certo como era a estrutura dos cursos de saúde. Ter participado do evento ajudou a compreender melhor as possibilidades do curso que eu quero”, salienta.

Evento supera expectativas

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, comemora a adesão ao evento: aproximadamente 1 mil inscrições a mais que o previsto. Segundo ela, o foco do evento é mostrar o que a Universidade oferece em ensino presencial e a distância, as oportunidades de ingresso, bolsas de estudo, intercâmbios e o seu trabalho de qualidade em ensino, pesquisa e extensão. “A ideia é trabalhar a questão da tecnologia e a inovação presentes nos cursos e na Universidade e oportunizar que os estudantes estejam aqui para ver de perto o nosso trabalho, tirar dúvidas, conhecer e sentir que ele também é parte disso tudo”.

Nos dois dias de evento, a Unesc Profissões irá receber alunos do Ensino Médio e pessoas que já concluíram essa etapa da Amrec, Amesc, Amurel e de municípios do Rio Grande do Sul em um ambiente futurístico, com realidade virtual e apresentação de robôs, além de experimentos e conhecimento de todos os cursos de graduação e pós da Unesc.

Os visitantes estão sendo recepcionados por acadêmicos, professores e funcionários da Universidade, que os acompanham nas Trilhas Interativas e os recebem também no Ginásio José Antônio Carrilho, onde os estandes dos cursos estão montados.

Dentro de um espaço decorado e preparado para receber o público, o Unesc Profissões contará ainda com o POP (Programa de Orientação Profissional). Os interessados em vivenciar a experiência poderão optar pelos horários: das 8 às 12 horas, das 13 às 17 horas ou das 18 às 22 horas. A Universidade também receberá o público em geral e colaboradores de empresas, que deverão se inscrever no dia do evento. As inscrições antecipadas foram destinadas apenas para escolas e iniciativas voltadas à educação de jovens e adultos.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de setembro de 2019 às 15:32
Compartilhar Comente

Deixe um comentário