Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão

Unesc acessível: Universidade estuda pautas para atender portadores de deficiências

Unesc acessível: Universidade estuda pautas para atender portadores de deficiências
Grupo se reuniu na última sexta-feira (17/5) na reitoria (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A Unesc tem trabalhado para cada vez mais se adequar estruturalmente e assistir a todos portadores de deficiências que passam diariamente na Universidade.  Após medidas iniciadas em 2018, a Instituição passou a contar com um grupo que tem o foco voltado especialmente ao assunto. A equipe, formada por gestores, alunos, colaboradores e visitantes, tem estudado para se adequar a todos os tipos de acessibilidade, como a atitudinal, comunicacional, física ou arquitetônica, pedagógica e tecnológica. Na tarde desta sexta-feira (17/5), seus integrantes estiveram novamente em reunião na reitoria para discussão das principais demandas neste quesito.

A reunião, que contou com a participação de acadêmicos e professores portadores de deficiências, apontou algumas das precoupações do grupo, entre elas a com relação aos passeios e rampas irregulares, os pisos táteis e as informações indicativas do campus da Universidade. Além disso, outro ponto tratado foi a promoção de iniciativas que pautem o conhecimento e a consciência da comunidade interna.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, o grupo tem trabalhado paulatinamente nas demandas da Universidade que obedeçam a esses quesitos. “Na reunião foram pontuadas as áreas que precisam de uma observação e mudança, para assistir os portadores de deficiência”, ressaltou. Fabris ainda comentou sobre o olhar diferenciado que adquiriu da Universidade após ter iniciado seus estudos na área.

Atividades que estão em desenvolvimento

O DPI (Departamento de Planejamento e Infraestrutura) da Unesc, já tem atuado na Universidade para corrigir e melhorar os espaços que compreendem aos portadores. Sanitários familiares, fraldários, ampliação do piso tátil, vagas exclusivas nos estacionamentos e bebedouros acessíveis são algumas pautas que já estão sendo estudados para sofrerem mudanças na prática na Universidade.

Entre as obras já previstas para serem iniciadas está a reforma no pavimento dos passeios dos blocos A ao P, mais conhecido como “bloquinhos”, que terá início já na próxima semana.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de maio de 2019 às 18:51
Compartilhar Comente

Deixe um comentário