Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão

Governador garante participação da Unesc na elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional

Governador garante participação da Unesc na elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional
Eduardo Moreira esteve na Universidade e assinou documento de compromisso (Fotos: Assessoria de Imprensa) Mais imagens

Um compromisso foi firmado na tarde desta quinta-feira (6/9), entre o governador Eduardo Pinho Moreira e a Unesc. Em passagem pela região Sul, Moreira esteve na Universidade em encontro com a reitora, Luciane Ceretta, o vice-reitor Daniel Preve e os demais gestores, para tratar sobre a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional destinado à Região Sul Catarinense. Na oportunidade, o governador assinou um documento em que a Unesc declara a intenção em protagonizar o estudo. Moreira sinalizou positivamente à proposta e garantiu que a Universidade figurará como protagonista no trabalho.

Na próxima semana, uma equipe da Universidade deve apresentar de forma oficial sua proposta de estudo ao governo, que deverá encaminhar as questões jurídicas do processo para contratação. Conforme o governador, o valor estimado para investimento é de R$ 1.800 milhão, já liberados via SCParcerias.

Para Luciane, o resultado do encontro consolida a importância da Universidade na região. “Somos muito gratos pela vinda do governador até aqui e pelo compromisso estabelecido de colocar a Unesc como protagonista no Plano. Todos as demais instituições são bem-vindos conosco, mas nós temos um produto de excelência para ajudar a região a redefinir sua matriz econômica de modo que não tinha como ficarmos de fora desse processo. Precisamos nos posicionar e estamos muito satisfeitos com o encaminhamento”, destacou.

O estudo em questão deverá, de acordo com Moreira, elencar uma previsão do futuro no que diz respeito aos empreendimentos e as vocações da região, sendo de total condição da Universidade realizar um excelente trabalho com sua expertise. “A região tem a infraestrutura necessária. Eu diria, inclusive, que a bola da vez é o Sul. Porém precisamos pensar e estabelecer vocações. Isso deve ser feito com critérios técnicos e estudos e é onde a Unesc entra. Uma Universidade plena e completa que oferece o que precisamos”, destaca.

Reivindicação

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unesc, Alexandre Bristot, acompanhou a visita e tratou com Moreira sobre a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do artigo 170, que propõe mudanças nas bolsas de estudo, e a valorização das Universidades Comunitárias. Sobre o assunto o governador se mostrou contrário. “Vou dizer para o autor da matéria que sou contra”, destacou Eduardo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de setembro de 2018 às 19:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário