Alumni

Unesc forma novos educadores e bacharéis nas áreas de: Educação Física, História e Pedagogia

Unesc forma novos educadores e bacharéis nas áreas de: Educação Física, História e Pedagogia
Em mais uma noite de formatura virtual, Universidade celebrou com os mais novos graduados da área da educação (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Lá em Pelotas, no Rio Grande do Sul, na casa da família Vieira Moraes, esta terça-feira (8/9) é dia de festa. Eles, assim como dezenas de famílias do Brasil afora, celebram a formatura de amigos e familiares na Unesc. A cerimônia de Colação de Grau Especial realizada de forma virtual nesta noite marcou a outorga do grau de Educadores Físicos, Historiadores e Pedagogos, entre eles o Denis Vieira Moraes.

Denis é um dos profissionais que deixa a Universidade com o diploma em Pedagogia em mãos e a bagagem cheia dos mais diversos aprendizados. Inteiramente dedicado à graduação, o agora egresso participou de diferentes projetos e ações ao longo do seu período de estudos na Unesc, fazendo valer a oportunidade de estar em uma grande Universidade.

O fato de ter saído de casa, no Estado vizinho, e ido para uma cidade maior sozinho buscar qualificação, para Denis, é motivo de orgulho. Conforme ele, essa conquista serve para provar não só para si mesmo, mas para familiares e colegas que é possível sair e conquistar algo grande, como um diploma, almejando ainda mais. “Minha família sempre esteve ao meu lado, acreditou em mim e no meu sonho, apesar de lá atrás parecer distante. Para quem vem do mesmo lugar que eu, jovem negro, de periferia, que por tantas vezes é desacreditado de que vai dar certo, imagino que sirva como exemplo de que é possível, sim, ir além”, salientou.

Denis, além da Pedagogia, tem especial aptidão ao teatro, tendo já trabalhado como ator. Seu talento será um dos diferenciais a partir de agora no trabalho em sala de aula. Seu objetivo como educador, conforme ele, será utilizar tudo o que aprendeu sobre as teorias, mas mais do que isso, sobre a humanização da educação. “Pretendo educar de forma integral, olhando para meu aluno, seja criança, adolescente ou até idoso, e vendo tudo o que está por trás dele, da sua história e das suas vivências até aqui”, completou o licenciado que já se encaminha para continuar os estudos por meio de um Mestrado em Educação.

Orgulho da formação de excelentes professores

O exemplo do graduando, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é um dos tantos que lhe enche de orgulho e satisfação por estar à frente de uma Universidade que valoriza a formação de professores. “Que imensurável orgulho sinto ao saber que a Unesc forma professores para a região, para o Estado e para o país. Nossa Universidade investe na educação, na formação daqueles que farão a diferença para mudar vidas e cenários por dessa que é, se não a única, a maior forma de mudança social”, destacou.

Ainda em suas palavras aos formandos da noite, Luciane destacou uma característica que considera fundamental a todos os cidadãos, sobretudo aos licenciados e bacharéis formados neste momento pela Unesc, pedindo-lhes que não a abandonem.

“Essa característica que lhes falo é a indignação, o desassossego, a inquietação face aos fatos do dia a dia, as injustiças, as misérias, as violências materiais ou simbólicas. Nós perdemos com muita facilidade a capacidade de nos indignarmos, mas é o que peço a vocês: não a percam jamais! A indignação não representa apenas uma inquietação frente as profundas desigualdades sociais que assolam o país e o mundo, ela não se restringe apenas as desigualdades materiais de acesso aos bens e serviços necessários a vida digna, mas também as desigualdades de acesso ao bem-estar psíquico, mental e emocional. Ao reconhecimento de cada homem e cada mulher como pessoa humana com direito de não sofrer nenhuma espécie de violência física ou simbólica e ter o respeito pelas suas escolhas, quaisquer que sejam”, destacou enfática a reitora.

A cerimônia, transmitida ao vivo pela Unesc TV pelo YouTube, contou ainda com a presença do patrono do curso de Educação Física Bacharelado e Licenciatura, Daniel Rodrigues; do coordenador-adjunto do curso de Educação Física, Bruno Dandolini Cardoso; da patronesse e coordenadora do curso de História, Michele Gonçalves Cardoso; da patronesse e coordenadora do curso de Pedagogia, Gislene Camargo e dos professores homenageados Robinalva Borges Ferreira, Rômulo Luiz da Graça e Viviane Candioto, do curso de Educação Física Bacharelado; Grasiela Gonçalves Mendes, Roberto Carlos Bortolotto e Vidalcir Ortigara, do curso de Educação Física Licenciatura; Lucy Cristina Ostetto, Michele Maria Stakonski Cechinel e Tiago da Silva Coelho, do curso de História; e Antonio Serafim Pereira, Andréa Rabelo Marcelino e Alex Sander da Silva, do curso de Pedagogia.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de setembro de 2020 às 21:44
Compartilhar Comente

Deixe um comentário