Alumni

MINTER PPGDS: Mestrado Interinstitucional em Desenvolvimento Socioeconômico está com inscrições abertas

MINTER PPGDS: Mestrado Interinstitucional em Desenvolvimento Socioeconômico está com inscrições abertas
Curso interdisciplinar é oferecido em parceria entre a Unesc e a Faculdade Mario Quintana, de Porto Alegre (Foto: Divulgação) Mais imagens

Ofertando pela primeira vez a oportunidade de ingresso para Turma Especial de Minter (Mestrado Interinstitucional), o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc está com inscrições abertas. O curso é ofertado em parceria entre a Universidade do Extremo Sul Catarinense, IES (Instituto de Ensino Superio) promotor, e a Faculdade Mario Quintana (FAMAQUI), IES receptor. O desfecho de seis meses de tratativas e preparação, que contaram com reuniões e assinatura de convênio entre as IES, se deu com a homologação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que autorizou o início do Minter em Porto Alegre. 

As vagas estão abertas para formados em cursos das áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, além de demais graduados, como Bacharéis, Tecnólogos ou Licenciados, em áreas afins. Conforme o coordenador do projeto, Miguelangelo Gianezini, as aulas serão ministradas em regime concentrado, no campus central da FAMAQUI, na cidade de Porto Alegre, com calendário diferenciado em relação à oferta tradicional do PPGDS em Criciúma.

De acordo com o professor, a parceria com a Faculdade Mario Quintana foi recebida com boa expectativa na Unesc, já que a oferta deste Minter se justifica por três grandes motivos "Primeiro porque mesmo que haja diversos mestrados em Porto Alegre, ainda são poucos os interdisciplinares e não há nenhum em Desenvolvimento Socioeconômico, bem como não há oferta de pós-graduação stricto sensu por uma IES comunitária como a Unesc. Segundo porque, para a FAMAQUI, o Minter pode contribuir na formação de docentes, técnicos e egressos, fortalecendo a própria IES na pesquisa e qualificação profissional. E por fim porque esse Minter possibilitará maior projeção e consolidação do PPGDS e da própria Unesc, principalmente ao formar mestres que podem auxiliar no Desenvolvimento Socioeconômico de outras regiões com uma formação comunitária", destacou.

A duração do Programa, conforme Gianezini, é a mesma da oferta regular, sendo de até dois anos para que o mestrando conclua seus estudos. Ao longo do período o estudante precisará participar de duas a quatro visitas à Unesc para eventos como congressos e seminários e, por fim, apresentar na Universidade em Criciúma sua defesa de Dissertação.

Serão disponibilizadas 24 vagas para ingresso no Minter, o qual ocorrerá no ano de 2018 a 2020. O período para inscrição, avaliação e entrevista, podendo ser presencial ou a distância, em fluxo contínuo, segue até às 12h de 27 de novembro de 2018.

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas no site da Unesc, na aba “Processos Seletivos” ou pelo telefone (48) 3431-2624.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de novembro de 2018 às 16:05
Compartilhar Comente (2)

2 comentários

Lenaldo da Silva

16 de novembro de 2018 às 22:49

Desejo obter informações se existem programasim de mestrado interinstitucional minter nas áreas de letras e educação. Aguardo retorno.

Romantiezer Brizolla

15 de novembro de 2018 às 09:04

Qual a forma de ingressos, não consegui verificar no edital.

Deixe um comentário