Departamento de Tecnologia da Informação

Nova ferramenta otimiza gestão do ponto eletrônico na Unesc

Nova ferramenta otimiza gestão do ponto eletrônico na Unesc
Plataforma digital já é utilizada por 100% dos técnicos administrativos da Universidade (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Os colaboradores da Universidade que fazem diariamente o registro do ponto eletrônico já têm à disposição uma ferramenta para agilizar o processo de gestão do ponto. Atualmente, 520 técnicos administrativos e seus respectivos gestores podem realizar o acompanhamento diário de aspectos como horários, justificativas e saldo de banco de horas, por meio de uma plataforma digital.

As equipes do Setor Pessoal do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) e do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), foram as responsáveis pela migração do modelo antigo para o atual. O projeto iniciou há cerca de um ano e os primeiros testes da plataforma foram feitos com os colaboradores do DDH, da Biblioteca, do DTI e do Departamento de Finanças, para o levantamento das possíveis dúvidas e realização dos ajustes para facilitar o seu uso. Antes de vigorar a nova forma de gestão do ponto eletrônico, o DDH realizou uma série de encontros virtuais com os funcionários e gestores para apresentar a plataforma e tirar dúvidas. 

A coordenadora do DDH, Mariléia Maciel, conta que em outubro, na primeira etapa, 280 funcionários passaram a utilizar o novo modelo de gestão do ponto. A partir de dezembro, a totalidade de colaboradores passaram a acessar a plataforma online. “Esta melhoria e implementação se deu a partir das escutas de nossos colaboradores nos diálogos com a Reitoria, que nos sinalizavam a necessidade de um sistema de ponto, em tempo real”, conta.

Segundo Jaqueline Figueiredo Roldão, responsável pela operacionalização do ponto, um dos grandes benefícios da nova gestão do ponto é a redução a zero no volume de folhas de papel utilizadas semanalmente pelos colaboradores para fazerem o acordo de horas. Além disso, houve um ganho de agilidade para o Setor Pessoal receber as justificativas e os funcionários e gestores passaram a poder acompanhar diariamente os horários, fazer alterações e ajustes necessários.

Facilidade no processo


Colaboradores como a assistente administrativa da Secretaria Acadêmica, Rosane Amaral, estão usando há menos tempo, mas já sentiram os benefícios. O setor em que ela trabalha fez a migração durante o mês de novembro, após os funcionários terem passado por uma capacitação realizada pelo DDH. “Gostei bastante do novo sistema. É mais rápido e prático que o anterior e conseguimos gerenciar melhor as informações”.

Para os gestores, a mudança também foi muito bem-vinda. A coordenadora de laboratórios, Cláudia Peluso, é uma das pessoas que aprovou a nova plataforma de gestão do ponto. “Como gestora e profissional da área ambiental, posso dizer que facilitou muito o processo e reduziu drasticamente o uso de papeis em nosso setor, além de facilitar a questão burocrática. Hoje o gestor pode acompanhar o ponto em qualquer ambiente, no celular ou computador. Às vezes estávamos em reunião ou compromisso externo e não conseguíamos avaliar e assinar no dia que os colaboradores precisavam entregar”, comenta Cláudia. “Hoje temos um sistema com acesso de maneira mais simples aos dados, o que também colabora para melhorar a comunicação do gestor com o funcionário em relação a mudanças de horário e banco de horas”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de dezembro de 2020 às 16:58
Compartilhar Comente

Deixe um comentário