Departamento de Tecnologia da Informação

Acadêmicos da Unesc recebem auxílio tecnológico para seguir os estudos durante a pandemia

Acadêmicos da Unesc recebem auxílio tecnológico para seguir os estudos durante a pandemia
Márcia recebeu empréstimo de equipamento para acompanhar as aulas remotas (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Para contribuir com a qualidade do ensino, com a aprendizagem e com a permanência estudantil, a Unesc desenvolve desde maio, um projeto para auxiliar os acadêmicos que têm dificuldades no acesso às aulas remotas por não possuírem equipamentos tecnológicos adequados. No novo semestre que iniciou com as aulas híbridas, o projeto segue colaborando para que os calouros possam iniciar e os veteranos, dar continuidade ao processo formativo.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, enfatiza a preocupação da Universidade com a excelência acadêmica e com a qualidade de vida do aluno e que por isso, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, a Instituição implantou o projeto para conceder auxílio tecnológico à comunidade acadêmica. “A Universidade é sensível àqueles para os quais ela existe. A pandemia nos colocou frente ao desconhecido e mesmo neste período de incertezas, decidimos fazer os enfrentamentos necessários para dar o suporte ao que temos de mais precioso: as pessoas. Entre as diversas ações adotadas, dedicamos nossas equipes de gestão a proporcionar todo o suporte necessário para a continuidade do semestre e o fortalecimento da relação entre os estudantes e a Unesc. E essa união está sendo imprescindível para que vençamos este desafio”, afirma.

O gerente do Departamento de Tecnologia da Informação da Unesc (DTI), Rogério Casagrande, afirma que até esta semana, a Instituição já disponibilizou cerca de 300 notebooks e chromebooks e mais de 50 acessos à internet para acadêmicos e ainda outros 120 notebooks para funcionários e professores. “Com o início da pandemia, a gestão da Universidade imediatamente solicitou ao DTI que viabilizasse o empréstimo de equipamentos como computadores e modems 4G para acesso à internet aos estudantes que estivessem com dificuldade ou impossibilitados de acompanhar as aulas mediadas por tecnologia. Desta forma, a Unesc garantiu o acesso com qualidade às atividades acadêmicas e possibilitou o apoio administrativo e pedagógico necessário à manutenção dos serviços prestados pela nossa Universidade”, salienta.

Projeto ajudou Márcia a concluir o curso de Pedagogia

A pedagoga Márcia Bertan de Oliveira Rankel, de Criciúma, é um dos exemplos de estudantes que foram beneficiados pelo projeto. Márcia colou grau no dia 8 de setembro deste ano e conta que o empréstimo de equipamentos tecnológicos foi uma iniciativa importante para os acadêmicos. “A Unesc me deu auxílio durante toda a graduação e durante a pandemia, não apenas me ajudou, mas aos meus filhos também, pois emprestou um chromebook com o qual todos puderam estudar e ainda suporte de como usar o equipamento”, conta.

E na reta final do curso superior, Márcia teve que lidar com as incertezas que uma pandemia como a que estamos vivendo nos traz e se manter firme no propósito de concluir os estudos, mesmo que em alguns momentos tenha visto o sonho da formatura ficar distante. “Mas a Unesc foi muito humana e teve uma visão holística, pensando nos estudantes como um todo. Se atentou às necessidades de cada um e foi graças a essa visão que consegui dar continuidade nos meus estudos. Afinal, não tinha computador e eu junto com os meus dois filhos tínhamos aulas remotas entre outras atividades, estágios e até a minha sonhada formatura. Só há uma palavra que resume tudo o que sinto pela assistência que foi dada: gratidão!”, afirma.

Cadastro deve ser solicitado à coordenação do curso

Para também ser contemplado com o suporte, o aluno pode acessar a coordenação de seu curso. A demanda será levada à Diretoria de Ensino, que dará seguimento de avaliação dos processos para a entrega do equipamento.

Para garantir o auxílio de maneira assertiva, a contemplar o maior número de estudantes que necessitam de ajuda para acompanhar as aulas, o movimento em conjunto foi realizado entre Reitoria, Diretoria de Ensino de Graduação e DTI (Departamento de Tecnologia da Informação).

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de setembro de 2020 às 11:04
Compartilhar Comente

Deixe um comentário