Departamento de Tecnologia da Informação

Segundo semestre com inovações tecnológicas na Unesc

Segundo semestre com inovações tecnológicas na Unesc
Ao todo são nove iniciativas que acompanham as inovações internas propostas pela gestão universitária (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

Entre as principais diretrizes da atual gestão da Unesc estão as inovações. Entre elas podemos destacar as curriculares, pedagógicas e, principalmente, as inovações tecnológicas. Alinhando-se as novas demandas, o DTI (Departamento de Tecnologia da Informação) da Unesc trazendo, durante o segundo semestre de 2019, nove novidades que vão beneficiar acadêmicos, professores, colaboradores e a comunidade externa.

As novidades estão alinhadas com as demandas do momento e as necessidades observadas pelos acadêmicos e professores da Universidade. Conforme o Gerente do DTI, Rogério Casagrande, ao tratar sobre inovação precisamos atuar junto as mudanças. “São desafios que estão alinhados com o planejamento das diretrizes da gestão. São medidas para o benefício da comunidade interna e externa”, coloca.

Ambiente do professor

Os professores da Universidade terão à sua disposição novas ferramentas para a organização das aulas. O novo diário acadêmico integra todos os níveis de ensino; fundamental, graduação e pós-graduação, tornando-se um canal único do professor. A medida vai ao encontro com o novo ambiente virtual disponibilizado aos docentes que agrega também informações da biblioteca e do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano). “A atualização desta ferramenta integra os serviços dos docentes, proporcionado a eles uma nova experiência em sala de aula”, explica Casagrande.

Rede CAFe e acesso aos Periódicos da Capes

A Unesc agora faz parte da comunidade acadêmica federada CAFe. A rede CAFe é um avançado conjunto de ferramentas que colaboram para o impulsionamento da ciência e da educação para todos. Entre as ferramentas disponíveis está a rede Eduroam (education roaming), já em operação e que possibilita o acesso à rede Wi-Fi em diversas Universidades do Brasil e do mundo, salas virtuais, conferências e, principalmente, acesso à base de dados dos Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com as credenciais de acesso da Unesc remotamente.

Ampliação da internet no campus

A rede Internet da Unesc também foi ampliada, isso porque a Universidade contava com dois links de 400 Mpbs cada e agora um deles foi ampliado para 1 Gbps. O link é o canal de tráfego de informações e com esta ampliação, a capacidade de acesso da Internet no campus fica, aproximadamente, três vezes mais rápida.

Novo AVA

O AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) foi remodelado. Agora ele está mais simples e adaptado ao modelo EaD (Ensino à Distância), melhorando o acompanhamento e interação com os sistemas de serviços da Unesc.

Outra mudança é a implantação de um ambiente de inscrições e pagamentos de cursos das modalidades EaD, beneficiando o setor financeiro e os acadêmicos. “Além disso, o estudante poderá acompanhar toda a jornada de matrícula, não necessitando vir até a Universidade para o processo”, acrescenta Casagrande.

Currículo Web

O cadastro de currículos externos e internos da Universidade foi inovado. Agora os interessados em se inscrever para vagas de trabalho na Instituição têm a ferramenta, no site do DDH para internos e no site da Unesc para externos, de forma mais acessível e simplificada.

Acordo de horas digital

Uma medida voltada para os colaboradores da Instituição, e que está em implantação neste semestre, é a gestão do ponto digital. A iniciativa prevê o fim dos acordos de horas em papel, possibilitando a atividade de forma totalmente digital. “Os colaboradores irão ajustar os horários e registrar as ocorrências. Após isso a gerência do setor irá validar os dados”, coloca Casagrande. A medida prevê redução de trabalho de digitação no Setor pessoal e economia considerável de papel na Universidade.

Rede Social Corporativa

Está em análise e negociação uma nova ferramenta de comunicação interna da Universidade. A iniciativa prevê a adoção de uma ferramenta que para melhorar os processos e impulsionar a comunicação entre os colaboradores.

Digitalização do acervo acadêmico

Acompanhando as novas diretrizes do MEC (Ministério da Educação), a Unesc estará realizando a digitalização de todos os documentos acadêmicos internos da Universidade. Além disso, também está realizando produção e controle dos diplomas entregues pela Instituição. “Ainda vale ressaltar que há seis anos a Unesc já digitaliza os documentos no processo de matrículas. Essa ação visa gerar mais praticidade no manuseio e no trabalho com os papeis e aderência às normas do MEC”, explica o coordenador do DTI.

Terminais de autoatendimento de impressão

Está em fase inicial de definição a implantação dos pontos de autoatendimento de impressão no Campus, possibilitando que a comunidade acadêmica possa enviar suas impressões, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, diretamente à impressora de sua preferência. Ao chegar no campus estarão disponíveis vouchers com valores de impressão para aquisição nos mais diversos lugares do campus, além do portal do aluno. Assim, poderão liberar a impressão com o seu identificador RFID (Radio Frequency Identification, em português Identificação por Radiofrequência) do crachá ou da carteirinha da biblioteca para a impressora mais próxima.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de setembro de 2019 às 17:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário