Clínicas Integradas

Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar comemora 13 anos

Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar comemora 13 anos
Evento reuniu participantes e equipe do Pamif (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Há 13 anos, mamães e crianças de toda a região recebem uma atenção especial da Unesc. Pelo Pamif (Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar), as gestantes recebem informação e trocam experiências sobre tudo que envolve a maternidade. E na tarde desta sexta-feira (9/6), familiares, gestantes, crianças, estudantes, professores e voluntários que já passaram pelo Pamif se reuniram na Universidade para uma tarde de integração com direito a palestra com o psicólogo Luís Claiton Medeiros Ehlers, depoimento, diversão, um café ofertado pelo curso de Nutrição, bolo e vela de aniversário.

O evento contou ainda com a presença do grupo Cria na Roda, que expos o artesanato produzido por mulheres da região que optaram por deixar a carreira para se dedicar exclusivamente aos filhos. A comemoração teve a participação de membros do Coral Unesc, que tocaram e cantaram e a presença da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker.

“O que o Pamif tem hoje de mais valioso é o amor entre os envolvidos e a dedicação de professores, alunos e voluntários. A cada encontro, laços são fortalecidos, vínculos criados e novos passos são dados na direção de sonhos”, afirmou a coordenadora do programa, Ariete Inês Minetto.

A funcionária da Unesc, Carla Roberta Cardoso, é mãe de Cauã, de 7 anos e Davi, com 2 anos. Nas duas gestações ela participou do programa e conta que a união e a troca de experiências é um dos pontos fortes dos encontros – que ocorrem todas as sextas-feiras nas Clínicas Integradas da Universidade. “O grupo é composto por mulheres que estão na primeira gestação e outras que já passaram por esta experiência e há uma troca de informações muito valiosa entre as mulheres e os alunos e professores”.

A professora Franciellen Goulart, é mãe de Danilo, de 1 ano e 4 meses. Ela trabalhou na Universidade até 2010 como secretária do Serviço de Psicologia das Clínicas Integradas e em 2015, quando engravidou de Danilo, logo se inscreveu no Pamif. “Eu tinha contato com as pessoas que participavam do programa e sabia o quanto é bom. Quando engravidei, sabia que as tardes de sexta seriam destinadas para o grupo. Eu defino ele como informação e acolhimento. Optei pelo parto humanizado hospitalar e todas as dúvidas foram solucionadas aqui. E a informação empodera a mulher e ela se sente segura de suas decisões”, afirmou Franciellen.

O Pamif tem a participação de estudantes dos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem, além de voluntários dos cursos de Odontologia e Medicina. Entre os temas tratados nos encontros de grupo, estão as alterações emocionais e psicológicas da gestação, cuidados com as mamas, diferentes tipos de parto, cuidados com o recém-nascido, higiene bucal, shantala (massagem para bebês), fisioterapia aquática, entre outros. As mamães recebem ainda um ensaio fotográfico.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

09 de junho de 2017 às 18:58
Compartilhar Comente

Deixe um comentário