imagem do site

Universidade consolida projeto Unesc Virtual e ganha cada vez mais espaço

Universidade consolida projeto Unesc Virtual e ganha cada vez mais espaço
Portfólio de Educação a Distância da Unesc já conta com 33 opções de cursos em diferentes áreas do conhecimento (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

O futuro que os estudiosos vislumbravam para os próximos cinco ou dez anos chegou em poucos meses. Os avanços e as modernizações que vinham em aceleração ao longo de anos ganharam força com a chegada da pandemia em 2020, deixando algumas mudanças cravadas na sociedade. Entre as transformações de cenário e comportamento estão as inúmeras possibilidades de trabalho e estudo sem sair de casa. Neste cenário a Unesc Virtual aparece como destaque, já que, criada em 2019, ganhou ainda mais espaço diante das situações impostas pelo período de pandemia.

O projeto de Ensino a Distância (EAD), criado como forma de ampliar o leque de oportunidades da Unesc com seus 52 anos de experiências na formação profissional e aperfeiçoar o trabalho já realizado no modelo, evolui a cada semestre e já conta com 33 de graduação entre Licenciatura, Bacharelado e Tecnologia, além de cursos de pós-graduação, extensão e corporativos.

Todas as opções ofertadas na Unesc Virtual, conforme a gestora do Setor de Educação a Distância (Sead) da Unesc, Mariesa Toldo, são pensados estrategicamente, analisando as “profissões do futuro”, as novas competências exigidas pelo mercado e a expertise de cada região. “A importância da capacitação profissional para este novo mercado está em entender como fazer acontecer esta nova configuração de relações e negócios, que além do conhecimento técnico, se aproxima cada vez mais do aperfeiçoamento das habilidades humanas para dar um retorno de qualidade para sociedade”, afirma.

O sucesso do projeto, conforme Mariesa, se deve ao fato de as novas opções oferecerem flexibilidade de horários, aprendizagem em diferentes formatos, valores atraentes e o suporte de uma grande Universidade com a presença ativa dos professores. “A Unesc Virtual leva até o aluno toda estrutura e experiência de uma das principais universidades não estatais do Brasil, ampla rede de profissionais, professores altamente qualificados, além do acesso a toda estrutura física do campus da Unesc. Temos aqui uma realidade única no que diz respeito ao ensino presencial e agora também em EAD”, acrescenta.

Primeiros ciclos na reta final

Em 2021, as primeiras turmas da Unesc Virtual, dos cursos de Processos Gerenciais e Recursos Humanos, colarão grau já neste primeiro semestre. No segundo, se formarão os alunos de Gastronomia, Gestão Comercial, Marketing e Gestão de Turismo.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a conclusão dos primeiros cursos representa mais um passo significativo ao projeto, que segue em evolução contínua e significa um grande orgulho à Instituição. “Assim como toda a Universidade, a Unesc Virtual não fica para trás. Queremos oportunizar essa atualização constante também para os profissionais das mais diferentes áreas, que querem fazer parte deste futuro que já começou e encontram aqui o conteúdo, o modelo e o propósito que se adaptam com as suas possibilidades e sonhos”, acrescenta.

Professores disponíveis e conteúdo preparado nos detalhes

O ensino da Unesc Virtual é a aposta da acadêmica Jéssica da Silva Vieira, de Sombrio. Ela cursa atualmente o segundo semestre do curso de Pedagogia e, com outras experiências anteriores, tem ainda mais certeza de que é da Unesc que encontra o melhor ensino. “É uma oportunidade muito boa para quem não teria como conciliar os horários para pegar a estrada e estar todos os dias no campus. Mesmo no formato a distância nós temos a segurança de estar aprendendo com professores de uma Universidade conceituada e que conseguem nos responder dúvidas e promover debates muito ricos”, comenta.

Além do contato próximo com os professores, de acordo com Jéssica, a qualidade e a atualização constante dos conteúdos da Unesc Virtual são exemplo. “Nós conseguimos perceber que aquele conteúdo foi realmente feito para essa turma, essa disciplina. As atividades avaliativas, por exemplo, são desenvolvidas de forma a, de fato, estimular que o aluno demonstre aquilo que aprendeu na disciplina”, destaca, acrescentando ainda a facilidade e rapidez das resoluções de eventuais dúvidas ou problemas técnicos do aluno.

As matrículas para os cursos do portfólio Unesc Virtual estão abertas. Para conhecer mais sobre o projeto basta entrar no site unesc.net/ead ou chamar a Universidade no Whastapp pelo número (48) 999 150 433.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de abril de 2021 às 14:18
Compartilhar Comente

Deixe um comentário