imagem do site

Trabalhos em prol do bairro Pinheirinho seguem em desenvolvimento

Trabalhos em prol do bairro Pinheirinho seguem em desenvolvimento
Coordenador da Sala dos Municípios da Unesc, Dorvanil Vieira conduziu a reunião (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A tarde desta quarta-feira (24/3) foi marcada por mais um encontro de trabalhos do grupo “Pinheirinho em Ação”. O objetivo desta, que foi a terceira reunião, mais uma vez realizada de forma virtual, foi alinhar o planejamento e novas ações a serem executadas por cada uma das organizações e pessoas envolvidas. O momento foi conduzido pelo coordenador da Sala dos Municípios da Unesc, Dorvanil Vieira, e contou com a presença de instituições de ensino, lideranças comunitárias e políticas da região, moradores e empreendedores locais. O poder público também se fez presente.

A pauta da tarde foi uma proposta pensada pelo Sargento Machado, da Base da Polícia Militar no Pinheirinho, e lapidada com o diálogo entre lideranças locais. Após as primeiras reuniões foram apontados os problemas do trânsito, pessoas em situações de vulnerabilidade e segurança. As três questões apareceram também em destaque entre as respostas de um formulário criado pelo Sargento e aplicado com a comunidade. “São aspectos que causam os maiores transtornos. Este plano de ação é o primeiro passo, que possibilitará resolvê-los e ir adiante com novas questões”, destacou o Sargento. 

A escuta e o compartilhamento de ideias e perspectivas, confirma Vieira, é um valoroso ato para a resolução dos problemas e a qualificação da vida local. Para os próximos encontros, o objetivo é expandir a participação da comunidade, inserindo integrantes de um segundo grupo do bairro nestes diálogos. “São momentos importantes, que impactam a vida de toda uma região e ainda mais. O Pinheirinho é um ponto vital de Criciúma. Aqui estão localizadas instituições de ensino que recebem um grande número de pessoas, fazendo deste local uma parte importante da cidade”, frisou.

Uma nova reunião já está marcada para o dia 20 de abril. Até lá, os integrantes devem buscar informações e prospectar ideias que resolvam determinados pontos como: a situação de andarilhos, casa de passagem, fatores externos, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, auxílio e dados do Fórum de Criciúma, auxílio e dados da Estrada de Ferro Donna Thereza Christina, iluminação, árvores e trânsito.

Cada pauta ficou como responsabilidade de um participante. Os dados e propostas serão apresentados, no dia 20, e cada assunto será expandido. Diante de alguns tópicos, o secretário municipal de Infraestrutura, Tita Beloli, já adiantou que a prefeitura tem pensado em iniciativas e até estuda a retomada de trabalhos anteriores no bairro. “Temos projetos em análise para a região, que trarão benefícios para a mobilidade urbana e por consequência para a segurança” afirmou.

Também contribuíram o vereador Paulo Ferrarezi; o presidente do Bairro da Juventude, José Altair Back; o delegado Vitor Bianco Júnior; o gerente operacional da Satc, Luiz Augusto Wasniewski; o coronel Evandro Fraga; o padre Maike Leo Grapiglia; o diretor das Faculdades Esucri, professor Everaldo José Tiscoski; a arquiteta da Secretaria de Infraestrutura, Natalia Fabris, e o proprietário do Supermercado Lisandra, Edilson Cichellla.

O resultado final das reuniões será a apresentação e oficialização de propostas, que serão entregues ao prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de março de 2021 às 18:26
Compartilhar Comente

Deixe um comentário