imagem do site

Sonho vislumbrado, alcançado e realizado, juntas: conclusão do curso de Direito marca desafio superado entre amigas

Sonho vislumbrado, alcançado e realizado, juntas: conclusão do curso de Direito marca desafio superado entre amigas
Acadêmicas compartilham anseios, angústias e vitórias em amizade que ganha mais um capítulo especial nesta quinta-feira (18/2) (Fotos: Leonardo Ferreira / Divulgação) Mais imagens

O sonho da conquista do diploma de graduação se realizou, para 65 acadêmicos da Unesc, agora entregues ao mercado de trabalho. O que lá atrás era uma possibilidade, um objetivo distante, hoje se tornou real a partir da Cerimônia Especial de Colação de Grau Virtual, transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube para centenas de espectadores orgulhosos.



A superação de cada uma das etapas da conquista celebrada nesta noite, desde a escolha do curso de graduação e da Universidade, até a expectativa para o início, as primeiras batalhas enfrentadas, as vitórias acadêmicas e, por fim, a outorga oficial do grau, foram vividas em conjunto nesta turma de formandos. Dentre tantas histórias, a turma contou com um trio em especial que escolheu se dedicar junto, compartilhando ônus e bônus da vida acadêmica: Ingrid Nandi Serafim, Joana Just Vogel e Lívia Manique Barreto.

Amigas de longa data, as três escolheram juntas, cada um por seu motivo, ingressar no curso de Direito na Unesc em 2017. Ao compartilhar os estudos das disciplinas paralelamente à amizade, elas acrescentam hoje mais um capítulo inesquecível à história da amizade e de suas vidas. Para Joana, a frase clichê dita em fins de jornada, de que o tempo voa, é a mais pura realidade. “Cinco anos se passam em um piscar de olhos e esse passar do tempo tanto nos ensina! O ciclo, que na data de hoje se encerra, nos rendeu uma enorme bagagem de conhecimento, não apenas no que diz respeito ao conteúdo da graduação, mas também no valor que têm as coisas em nossas vidas”, comenta.

Estar entre amigas nesta fase, para Ingrid, fez com que o ciclo tivesse sabor especial. “Foi muito importante pra mim ter ao meu lado pessoas que eu sabia que podia contar e confiar”, citou. Vivenciar o curso, em especial no último ano, tão atípico, rendeu para as três, de acordo com Ingrid, memórias inesquecíveis.  “O sentimento de estar concluindo um ciclo e de conquistar uma graduação é inexplicável, mas o que com certeza prevalece é a gratidão! Todos os momentos ficarão guardados pra sempre na minha memória e no meu coração: as horas de estudo, as famosas provas do EPJ, os queridos professores, as festas e tudo o que vivenciei até aqui, inclusive terminar o último ano de forma virtual”, relembra.

Os desafios da graduação e a as incertezas ao finalizar o curso em pleno ano de pandemia, para Lívia, foram vencidos com esforço e dedicação por parte de cada uma e apoio umas das outras. “Vivemos situações que nos exigiram muita calma e perseverança. Além disso, foi essencial contar com o apoio de duas amigas tão especiais que se tornaram mais próximas ao longo da faculdade, com quem vivi incontáveis momentos de alegrias e parceria”, aponta a graduanda.

A maturidade conquista, os conhecimentos multiplicados e a felicidade do objetivo alcançado misturam-se, hoje, com os novos planos, agora individuais, para o futuro promissor em suas ainda jovens carreiras. 

Cerimônia Virtual


Mesmo realizada de forma virtual em decorrência das medidas de prevenção à Covid-19, a Colação de Grau destas e de todos os formandos da turma não deixou de ser especial. Separados, cada formando pôde acompanhar a cerimônia ao seu gosto, rodeado pelos entes mais queridos.

Nas palavras da pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, responsável por outorgar o grau de cada um dos formandos, este momento coroa uma linda trajetória, que não acaba aqui. “Este é um dos atos mais bonitos e significativos de uma Universidade. O momento em que retorna à sociedade melhores profissionais e, seguramente, cidadãos. A partir de agora se tornam, também, profissionais. A Unesc continuará sempre de portas abertas para recebê-los. Ela foi e seguirá sendo de vocês”, pontuou. 

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de fevereiro de 2021 às 20:24
Compartilhar Comente

Deixe um comentário