imagem do site

Formação em Matemática aprimora habilidades importantes ao futuro das profissões

Formação em Matemática aprimora habilidades importantes ao futuro das profissões
Análise de dados, planejamento financeiro, raciocínio lógico e estatística estão entre as temáticas estudadas na graduação da Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Cada vez mais o universo profissional exige que as pessoas busquem o conhecimento além do básico. Seja em qual carreira for, o diferencial competitivo dos profissionais estará na utilização do seu conhecimento nas mais variadas situações, conforme a necessidade do mercado. É o caso da formação em Matemática. Muito além da atuação em sala de aula, atividade também desafiadora e de extrema importância, o profissional graduado na área passa a estar inserido em um universo de muitas outras possibilidades por meio da sua relação íntima com os números.

Na Unesc o curso de graduação em Matemática está atento ao cenário e prepara o estudante para atuação de excelência no ensino da disciplina em sala de aula para alunos de Ensino Fundamental e Médio, com todo o conhecimento pedagógico necessário para tal, mas mostra ainda diferentes vertentes possíveis a partir do domínio da matemática.

Conforme a coordenadora do curso, Eliza Netto Zanette, habilidades para a análise de dados, planejamento financeiro, estatística, entre tantas outras, estão entre as competências adquiridas na graduação e aplicadas em diferentes funções no mercado. “São habilidades extremamente importantes e que aparecem como fundamentais nas organizações. Essas são questões necessárias já no presente e que aparecerão cada vez mais no futuro das profissões”, avalia.

O contato íntimo com cálculos complexos, de acordo com Eliza, dá aos profissionais da área a competência para trabalhar, por exemplo, com a identificação de padrões e busca e análise de dados quantitativos para a resolução de problemas. “Um excelente exemplo da utilização de cálculos e análises é o trabalho realizado na área da saúde. Neste sentido, o Grupo de Pesquisa do curso já tem se destacado e inserido acadêmicos neste universo”, salienta.

Aprofundamento

O Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados (GPMEQ), mencionado pela coordenadora, conta com acadêmicos da graduação em Matemática, tendo contato com pesquisas de diversas áreas, especialmente a da saúde. De acordo com o professor do curso e membro do Grupo, Kristian Madeira, no GPMEQ os alunos acompanham e auxiliam pesquisas desde a concepção, cálculo amostral, elaboração do plano de amostragem e, ainda, na análise estatística dos dados gerados. “Desta forma eles atuam posteriormente na submissão e publicação do trabalho em periódicos científicos, o que contribui significativamente para seus currículos”, completa.

A partir do trabalho realizado, de acordo com o professor, o Grupo passou a ser reconhecido e procurado por alunos de residências médicas de vários estados do país, além de mestrandos e doutorandos, para a prestação de serviços em prol de suas pesquisas. “Percebendo essa demanda no mercado, quatro acadêmicas, agora egressas do curso, decidiram abrir uma consultoria científica com foco em análise de dados com o propósito de encubá-la na Unesc”, explica Kristian, que assessora as ex-alunas no novo projeto, chamado de Pearson Consultoria Científica.

A nova empresa está à espera da abertura de editais de incentivo e em busca de patrocinadores para o pontapé inicial do projeto, considerado promissor. “Nosso concorrente mais próximo está no Rio Grande do Sul, ou seja, temos um bom mercado para atender e já percebemos a demanda para isso”, acrescenta Kristian.

Essa interdisciplinaridade, ou seja, a união de diferentes áreas para resolução de problemas e produção de conhecimento científico com reflexos na sociedade, para o professor, é a chave para o desenvolvimento. “Desta forma o matemático deve compor equipes interdisciplinares, seja em empresas ou instituições de ensino, pois a união de diferentes áreas nos permite ampliar horizontes. Logo, para além da sala de aula, o matemático pode realizar consultorias científicas, compor equipes para auxílio na tomada de decisão, seja no setor público, seja no setor privado”, pontua.

Conheça o curso e suas oportunidades

As aulas do ano letivo de 2021 na Unesc iniciam no dia 1º de março. As matrículas para o curso de Matemática seguem abertas nesta reta final. Os interessados em conhecer mais de perto a matriz curricular da graduação, assim como a estrutura da Universidade ou as oportunidades de bolsas de estudo podem entrar em contato com a Instituição por meio dos telefones (48) 343145-00 ou (48) 99915-0433. No site matriculas.unesc.net/graduacao é possível acessar as páginas de cada curso e entender melhor cada um deles.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de fevereiro de 2021 às 14:23
Compartilhar Comente

Deixe um comentário