imagem do site

Pesquisa desenvolvida na Unesc é publicada em revista científica internacional

Pesquisa desenvolvida na Unesc é publicada em revista científica internacional
Estudo foi desenvolvido pelo médico ortopedista Mário César Búrigo Filho, sob coordenação do professor doutor Paulo Silveira (Foto: Arquivo) Mais imagens

A osteoartrite é conhecida como o desgaste do tecido de proteção nas extremidades dos ossos, que ocorre gradualmente e piora ao longo do tempo. Ao todo, 250 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela doença. Com o intuito de buscar novas alternativas para o tratamento da doença, o médico ortopedista Mário César Búrigo Filho desenvolveu um estudo na área, dentro do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Universidade. A pesquisa foi selecionada para a revista internacional, Journal Of Orthopaedic Research. A coordenação do estudo foi do professor doutor Paulo Silveira.

O objetivo do procedimento é produzir um modelo experimental mecânico de osteoartrose dividido na aplicação de ácido hialurônico, chamado viscosuplementação, e  em ácido hialurônico associado a nanopartículas de ouro. “A pesquisa demonstrou que a associação do ácido hialurônico com a partícula de ouro potencializou o efeito anti-inflamatório e de reparo residual na melhora do controle da artrose e artrite na articulação”, comemora o pesquisador que atua na Levve Ortopedia e é preceptor e um dos fundadores do programa de residência médica em ortopedia e traumatologia no Hospital São José.

Segundo o médico, a associação dos processos facilita a entrada da medicação e assim a atuação da molécula. O estudo foi realizado com a retirada do menisco medial, cartilagem responsável pelo amortecimento do joelho, de ratos com foco nos fatores de proteção e diminuição da resposta inflamatória articular. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Texto - Beatriz Formanski / Alfa Comunicação e Conteúdo 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de fevereiro de 2021 às 14:50
Compartilhar Comente

Deixe um comentário