Diretoria de Extensão

As ações comunitárias que fazem a diferença no Proesde

As ações comunitárias que fazem a diferença no Proesde
Evento organizado pela Unesc expôs intervenções realizadas por 14 instituições de ensino superior em toda Santa Catarina (Fotos: Daniela Savi / AgeCom) Mais imagens

Instituições de ensino superior de Santa Catarina desfilaram, ao longo da tarde desta quinta-feira (9/12), suas experiências relacionadas a intervenções comunitárias no Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), cujo 10º Seminário Estadual expôs diversas iniciativas. O evento ocorreu no Auditório Ruy Hülse, da Unesc, no formato híbrido. As 14 instituições envolvidas protagonizaram 160 projetos ao longo de 2021.

O Proesde é vinculado ao programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). A Unesc foi a última instituição a contar suas experiências no Proesde no evento desta quinta. A Universidade contou, neste ano, com 470 bolsistas envolvidos.

“Tivemos a inclusão de acadêmicos dos diferentes cursos de graduação, das distintas áreas do saber, em cenários de práticas na comunidade, bem como, a realização de intervenções junto a ela, ampliando as competências já desenvolvidas por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, aproximando-os da realidade social e cultural da nossa região e consequentemente do país”, comentou a professora Sheila Martignago Saleh, coordenadora do projeto do Proesde na Unesc e assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade. 

O programa desenvolvido na Unesc foi o Vivências e Experiências na Comunidade (ViverCom), que levou intervenções para dez escolas das regiões carbonífera e do extremo Sul, em Criciúma, Içara, Siderópolis, Araranguá, Sombrio e São João do Sul. As unidades escolares receberam oficinas educativas e, em uma segunda etapa, a intervenção presencial de embelezamento realizado pela Universidade, mais doação de materiais e equipamentos para as instituições. 

“Cada escola visitada recebeu uma nova horta e canteiros, pinturas, entre outras ações, deixando os ambientes mais agradáveis para os alunos e professores”, comentou Sheila. Dentre os temas das 95 oficinas estiveram violência contra mulheres, alimentação e saúde, oratória, primeiros socorros, álcool e outras drogas, sexualidade e saúde reprodutiva e orientações sobre projetos de vida com o envolvimento de mais de 2,5 mil alunos do Ensino Médio. “A terceira etapa do ViverCom será a elaboração de um e-book com todas essas experiências”, completou a professora.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Guglielmi Faustini Sônego, pontuou que a ação prática confirmou a importância das intervenções nas comunidades. “Precisamos estar com as mãos unidas porque somos corresponsáveis pelo desenvolvimento no estado. Os projetos apresentados foram belíssimos”, destacou.

As escolas beneficiadas pelo ViverCom da Unesc foram Dolvina Leite de Medeiros (Araranguá), Antônio Milanez Neto, Irmã Edviges, João Dagostim e João Frassetto (Criciúma), Antônio Colonetti e Salete Scotti dos Santos (Içara), José do Patrocínio (Siderópolis), Macário Borba (Sombrio) e Maria Solange Lopes de Borba (São João do Sul).

Experiências

As outras instituições que participam do programa ao longo do ano também compartilharam as suas experiências com falas, vídeos e fotos. O Unibave, de Orleans mostrou as suas ações, por meio da coordenadora geral do Proesde na instituição, professora Luiza Bressan. No Unibave são envolvidos 70 alunos com intervenções nas escolas da cidade com projetos de compostagem e revitalização de uma biblioteca.

Católica

O Centro Universitário Católica, com seus campi de Jaraguá do Sul e Joinville, contou com dois acadêmicos expondo projetos. A estudante de Engenharia de Produção da Católica de Jaraguá do Sul, Romy Vedy, e o estudante de Design da Católica de Joinville, Alexandre Batista Machado, participaram. Ambos são bolsistas do Proesde e contaram detalhes sobre a adequação de um parquinho infantil usando materiais sustentáveis.

Univali

A terceira instituição que se apresentou foi a Univali, de Itajaí, com a professora Veronica Guesser, diretora da Escola de Educação e representante da instituição no Grupo Gestor do Proesde. Segundo ela, foram trabalhados 22 projetos que envolveram todas as áreas de conhecimento dos cursos de graduação, com 484 bolsistas atingindo 22 municípios. Um deles foi o projeto “Violência Doméstica contra crianças e adolescentes”.

Unidavi

A quarta a se apresentar foi a Universidade para o Desenvolvimento do Vale do Itajaí, a Unidavi, com sede em Rio do Sul. A coordenadora geral, Márcia Fuchter, salientou que a instituição envolveu 355 bolsistas em 19 projetos. Um deles foi a coleta de recicláveis com a sensibilização e necessidade de reciclar, reutilizar e reduzir, aproximando escolas, cooperativas e associações.

Unisul

A professora do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e coordenadora institucional do Proesde Desenvolvimento Unisul de Tubarão, Maria Sirlene Pereira Schlickmann, falou que na instituição de Tubarão são cerca de 400 bolsistas beneficiados. “Muitos estudantes não estariam, ou teriam mais dificuldade para estarem na Universidade se não tivessem essa oportunidade”, disse. Projetos com temas voltados a economia, a saúde e ao meio ambiente, como organização de espaços lúdicos, brinquedoteca, entre outros, foram realizados pela Unisul.

FURB

A Universidade Regional de Blumenau, FURB, destacou as ações com as acadêmicas Beatriz Vieira Van Dall, Débora Ewelyn Scheidt e Jennifer Cristina Ferreira mais a tutora do Proesde, professora Daiane Ferreira Mendes. Elas fizeram relatórios analíticos dos municípios da região de Blumenau em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além da formação voltada aos agentes do setor público e privado e formação continuada sobre as reformas curriculares para professores do Ensino Médio da rede estadual.

Univille

A Universidade da Região de Joinville, Univille foi representada pela coordenadora de ensino de graduação, professora Brígida Maria Erhardt. Elaboração de cartilhas, atividades em escolas, oferta de cursos em ambientes virtuais foram algumas das atividades da instituição.

UnoChapecó

A Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UnoChapecó teve sua exposição com a pró-reitora de pesquisa, extensão e pós-graduação, Andréa de Almeida Leite Marocco. Os bolsistas trabalharam com cartilhas, games e jogos feitos na sala criativas nas escolas que fizeram e a revitalização da Associação de Pais e Amigos Excepcionais. Ao todo foram nove projetos.

UNC

A diretora do campus de Rio Negrinho da Universidade do Contestado (UNC), professora Marilene Teresinha Stroka, contou detalhes sobre as atividades. Uma delas é o Projeto Geloteca, com bibliotecas em pontos estratégicos com leitura, teatro e atividades diversas e o projeto “Abrindo Portas”, realizado na casa de acolhimento que atende jovens de 13 a 17 anos. Autocuidado e autoestima foram algumas das temáticas trabalhadas.

Unoesc

A Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc, cuja sede é na cidade de Joaçaba, foi a décima a se apresentar com a fala da professora mestre Lindamir Sechi Gadler, pró-reitora acadêmica. Foram desenvolvidos 52 projetos em 34 municípios. Material didático para escolas, de formação de professores, de intervenção à leitura, além de reforço escolar foram alguns dos projetos desempenhados pelos acadêmicos da Unoesc.

Unifebe

O Centro Universitário de Brusque, Unifebe, contou com dois representantes na área virtual para a explanação no Seminário: o professor André Luiz de Oliveira Braz, coordenador do Proesde na instituição, e o professor Karol Diego Carminatti, coordenador do Urbanorama, Laboratório de Pesquisas e Planejamento do Território.  Dentre as ações, o projeto “Fortalecendo laços na melhor idade” com entrega de kits, e realização de musicoterapia para os idosos.

Uniarp

A Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe, Uniarp, com sede em Caçador, foi destacada pelo professor Pedro Luiz Baruffi, que atua no Proesde. A instituição contou com 82 bolsistas e com eixos voltados para as áreas da educação, saúde e gestão de carreira.

Uniplac

A exposição do projeto da Universidade do Planalto Catarinense, Uniplac, com sede em Lages, contou o projeto de vida no Ensino Médio em duas escolas e temas relacionados com personalidade, empreendedores e saúde mental, além de oficinas e diálogos. A coordenadora do curso de Pedagogia e do Proesde, professora Marileia Wolff Tubs, foi quem falou em nome da Universidade.

Acompanhe a íntegra do evento com a transmissão da Unesc TV no link:

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de dezembro de 2021 às 17:49
Compartilhar Comente

Deixe um comentário