Diretoria de Extensão

Projeto Amora leva informações sobre violência doméstica à praça Nereu Ramos

Projeto Amora leva informações sobre violência doméstica à praça Nereu Ramos
Professores e acadêmicos prepararam um conteúdo especial para ajudar mulheres que passam por algum tipo de violência (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Para marcar o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, celebrado no último dia 25, professores e acadêmicos da Unesc que fazem parte do projeto de extensão “Amora: Capacitando Pessoas em Direitos Humanos das Mulheres” foram até a praça Nereu Ramos, em Criciúma, para conscientizar e levar conteúdo para as mulheres que enfrentam algum tipo de violência. O evento ocorreu no sábado (27/11), e apresentou como tema “Violência doméstica: você não está sozinha”.

Na oportunidade, a equipe do projeto propôs reflexões e informações sobre violência física, psicológica, patrimonial, moral, sexual e virtual. Eles ainda reforçaram os direitos das mulheres, por meio da Lei nº 11.340, a Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar.

Durante a pandemia, os números de violência doméstica dispararam no mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres. Um novo relatório mostra que duas em cada três mulheres relataram sofrer ou conhecer alguém que sofre algum tipo de violência, mas apenas 10% denunciaram as agressões. Denúncias podem ser realizadas pelo 180.

Prevenção

O projeto Amora existe desde 2011 e tem como intuito promover a educação em direitos humanos das mulheres, especificamente na prevenção da violência doméstica.

O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, conselho que a Unesc tem assento de representação. Acadêmicos e a professora Giovana Salvaro, que compõem a equipe do projeto Amora, participaram do evento na praça.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2021 às 15:14
Compartilhar Comente

Deixe um comentário