Diretoria de Extensão

Documentário sobre a história de Paulo Freire pauta primeiro encontro do Projeto de Extensão Esperança do verbo esperançar

Documentário sobre a história de Paulo Freire pauta primeiro encontro do Projeto de Extensão Esperança do verbo esperançar
Ação foi realizada de forma virtual nesta quarta-feira (14/4) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A história de vida de Paulo Freire, seus princípios e ensinamentos nortearam, nesta quarta-feira (14/4), o primeiro encontro do Projeto de Extensão “Esperança do verbo esperançar: fortalecimento de vínculos comunitários para promoção de saúde no Território Paulo Freire 2”. Aprovado em edital da Universidade em 2021, o projeto inicia com a busca pelos principais conceitos que farão parte de seu enredo daqui em diante.

O tema levantado no primeiro encontro do grupo foi estudado e debatido por meio do documentário “Paulo Freire Contemporâneo”, material disponibilizado no YouTube e encaminhado para estudo prévio dos interessados no debate.

Conforme a professora integrante do projeto, professora Dipaula Minotto da Silva, do curso de Psicologia, a ação desta quarta-feira foi aberta a professores bolsistas e comunidade acadêmica em geral e contou com a participação da professora Sheila Martignago Saleh, coordenadora do Programa Território Paulo Freire. “Ela pôde compartilhar conosco toda a história do projeto e o motivo pelo qual ele leva este nome. Diante das experiências da professora, atingimos o intuito de entender a fundo os princípios e valores centrais que fazem parte deste universo e irão guiar o projeto ao longo de todas as suas etapas”, destacou.

O projeto que ganhou extensão em 2021 tem como objetivo promover o fortalecimento dos vínculos comunitários para a promoção da saúde, contemplando agora as localidades do Pinheirinho, Paraíso e Tereza Cristina.

Integram a equipe as professoras Dipaula Minotto da Silva, do curso de Psicologia, Bruna Giasse Wessler, do curso de Farmácia, Priscila Cardoso, do curso de Serviço Social e Fabiane Ferraz, curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol). Enquanto acadêmicas participam as alunas Letícia Kammer, do curso de Psicologia, Adriana Nascimento, do curso de Serviço Social e Cláudia Oliveira, do curso de Farmácia, bolsistas, e a voluntária Tamires Costa, do curso de Psicologia, além da participação de residentes dos programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade.

O próximo encontro do projeto será realizado no dia 28 de abril, também de forma virtual e aberta à comunidade acadêmica, e abordará a “Esperança a partir da concepção de Paulo Freire”. Os interessados em acompanhar a agenda e participar das ações podem seguir a página do grupo no Instagram no @projetoesperancar__.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de abril de 2021 às 22:13
Compartilhar Comente

Deixe um comentário