Diretoria de Extensão

Unesc e comunidade: uma ligação sem fim

Unesc e comunidade: uma ligação sem fim
Universidade de perfil comunitário tem nas pessoas sua razão de ser (Foto: Projeto de Extensão no Bairro da Juventude / Arquivo) Mais imagens

Se existe um aprendizado que o ambiente universitário da Unesc proporciona é o de viver em comunidade. Por ter caráter comunitário desde a sua criação, a Universidade tem sua história entrelaçada à história daqueles que fazem parte do seu dia a dia e daqueles que estão em seu entorno, ou seja, toda a região. Neste dia 5 de maio, Dia da Comunidade, o foco se volta ao trabalho da Instituição voltado justamente ao bem comum, à comunidade.

Entre as principais ligações da Universidade com a comunidade estão as ações da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. Dirigida atualmente pela professora Fernanda Sônego, a pasta é responsável pelo desenvolvimento de mais de 200 projetos de extensão, que atingem anualmente mais de 30 mil pessoas de todo o Sul de Santa Catarina e Nordeste do Rio Grande do Sul.

Conforme Fernanda, o trabalho da Universidade possibilita a inserção social como um fator de integração entre o ensino e a pesquisa, garantindo a junção de conhecimento entre a Universidade e a sociedade. “É uma troca constante de saberes. Costumamos dizer que crescemos junto com a comunidade e não há maior verdade que essa. A Unesc e a comunidade fazem parte uma da outra. Está nas pessoas a razão de ser dessa Instituição”, salienta.

A valorização, assim como a qualificação, da comunidade na qual a Unesc está inserida, de acordo com a diretora, é constante e está entre os pilares da Instituição. “São diferentes programas, ações comunitárias, oficinas, cursos de curta e média duração, entre tantos outros trabalhos realizados pela Unesc que levam conhecimento, escuta qualificada, troca de experiências, enfim, evolução para ambos os envolvidos. Ambientes plurais de aprendizado mútuo. Nós crescemos juntos e ampliamos nossos olhares juntos”, acrescenta.

Entre as milhares de pessoas beneficiadas pelo caráter comunitário da Universidade estão, para a diretora, não só os acadêmicos que dentro e fora de sala de aula levam muito mais que o conhecimento científico. “Estão também crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas dos mais diferentes perfis que nos dão a oportunidade de entrar em suas vidas e, em troca, compartilham também aquilo que tem, suas experiências. Isso é valioso demais”, comenta.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o Dia da Comunidade é mais uma data a ser comemorada pelas conquistas obtidas ao longo dos 51 anos da Universidade e celebrada com ainda mais trabalho. “Em todo tempo estamos focados no melhor para os nossos alunos e para muito além dos nossos muros. O papel da Universidade é impactar positivamente ao seu redor e sempre prezaremos por levar adiante esse trabalho construído com esforço e dedicação. Está entre as nossas premissas fazer a diferença na vida das pessoas”, destaca.

Nesta terça-feira (5/5), às 17h30, a data especial será marcada por uma transmissão ao vivo na página oficial da Unesc no Instagram. Na oportunidade, a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh abordará a presença da Universidade na Comunidade. Essa será uma oportunidade para conhecer mais de perto as ações da Instituição.

Confira abaixo o Podcast no qual a diretora Fernanda Sônego fala sobre o Dia da Comunidade:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de maio de 2020 às 18:34
Compartilhar Comente

Deixe um comentário

Ouça o que está escrito