Diretoria de Extensão

Integrantes da Instância de Governança Encantos do Sul dialogam na Unesc

Integrantes da Instância de Governança Encantos do Sul dialogam na Unesc
Encontro reuniu lideranças e representantes municipais da região (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A valorização do patrimônio material e a importância dos museus marcaram a pauta do último encontro em 2019 da Instância de Governança Encantos do Sul. No evento, o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinki acolheu os representantes e gestores municipais no Auditório Edson Rodrigues da Unesc. O encontro propôs diálogos sobre a atuação e o futuro da organização, que abre as postas do turismo nos 32 municípios que compões Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e Amurel (Associação Municípios Região de Laguna). 

Segundo a coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinki, o encontro na Universidade é significativo e valoriza o segmento educativo presente nas ações da organização. “É um momento de muita honra e alegria. A oportunidade de representar a Unesc e a região tem grande significado, pois evidencia as contribuições de nossa Instituição para o turismo pedagógico e para a educação do Sul catarinense. Já recebemos mais de 700 instituições vindas de 49 municípios”, ressalta.

Também em destaque no evento, os integrantes da trade dialogaram sobre a validação de pleitos e ações, emendas parlamentares, Conselho Estadual de Turismo, administração, estatuto, museus e suas atuações no turismo pedagógico. Após a reunião eles visitaram o Museu de Zoologia da Unesc e confraternizaram.

A gestora executiva da Instância de Governança Encantos do Sul, Marta Fogaça, comemorou a visita à Universidade e destacou a necessidade de se usufruir das instituições de ensino. “O turismo pedagógico aqui presente é extremamente rico e precisa ser ainda mais explorado, levado como exemplo para todo o estado. Fazer turismo é sonhar, é pensar e refletir sobre o local onde estamos inseridos e os espaços educativos são modelos nestes quesitos tão importantes”, destaca.

Também estiveram presentes no evento a professora da Instituição e coordenadora da Sala dos Municípios e do curso de Turismo, Izabel Regina de Souza, e a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martinhago Saleh.

Encantos do Sul

A região turística catarinense conhecida como Encantos do Sul contempla uma das mais ricas rotas turísticas do estado. Quem gosta de visitar cidades históricas vai se encantar com Laguna, a terra de Anita Garibaldi. Já Imbituba, Garopaba e Jaguaruna são ótimos destinos para os adeptos do ecoturismo e dos esportes de aventura, com algumas das mais belas praias e lagoas do Sul do Brasil. Essa faixa litorânea também é o principal berçário das baleias-francas no inverno, outra atração ecoturística da região. No interior, os destaques vão das estâncias termais de Tubarão e Gravatal aos municípios onde a cultura italiana e alemã são predominantes, como é o caso de Urussanga, Nova Veneza, Orleans, São Martinho, Santa Rosa de Lima, Forquilhinha e as duas maiores cidades sul-catarinenses: Tubarão e Criciúma.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de dezembro de 2019 às 17:51
Compartilhar Comente

Deixe um comentário