Diretoria de Extensão

Feira da Inovação é destaque na Semana de Ciência e Tecnologia

Feira da Inovação é destaque na Semana de Ciência e Tecnologia
Exposições contam com trabalhos acadêmicos e da comunidade (Fotos: Tadeu Spilere) Mais imagens

Na SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc fica evidente a função da Universidade de fomentar soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento social. A Feira da Inovação, que ocorre nessa quinta e sexta-feira (19 e 20/10), conta com diversos trabalhos relacionados ao tema “A Matemática está em tudo”.

Os inscritos foram divididos em três categorias: uma voltada aos acadêmicos, professores e técnicos administrativos da Unesc e de outras universidades; outra para alunos e professores das escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e cursos Técnicos; além da categoria focada na comunidade em geral.

De acordo com uma das organizadoras da Feira da Inovação, Cristiane Dias, os 32 trabalhos inscritos se destacam pela qualidade e criatividade. “Neste ano percebemos que houve um amadurecimento no que diz respeito à inovação. São trabalhos realmente inovadores. Além disso, chamou a atenção o comprometimento dos estudantes com a Feira”, ressalta Cristiane.

Os colegas Paulo Antônio da Costa Filho, Everson Teixeira de Oliveira, Raul Bratti de Souza e Ednar Kalfed, do curso de Engenharia de Produção da Unesc, apresentaram nessa quinta-feira uma mochila térmica diferenciada. “Além de servir como mochila normal para materiais, ela também conta com compartimentos forrados com manta térmica. Isso oferece muita praticidade, já que, na mesma mochila, é possível carregar livros e alimentos, por exemplo”, explica Costa.

Já o grupo formado por alunos e professores da Instituição, Bruno Firme Crema, Viviane Alves da Silva, Juliana Medeiros Borghezan, Carina Girelli, Mainara Figueiredo Cascaes, Evânio Ramos Nicoleit e Gustavo Bisognin, expôs o aplicativo chamado SOS Biodiversidade. “Através desta ferramenta, o próprio cidadão pode colaborar com o monitoramento do meio ambiente. Por exemplo, se ele conseguir fotografar uma espécie de animal desconhecida, pode enviar a foto diretamente para especialistas cadastrados que irão analisar”, comenta Crema.

Programação conta com atividades diversas


A SCT ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. São cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão.

Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. A semana traz ainda eventos como Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Talento Musical, Feira de Ciências,  Salão de Pós-Graduação e Workshop de Arqueologia.

Texto: Tadeu Spilere – Ápice 360º

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

19 de outubro de 2017 às 20:33
Compartilhar Comente

Deixe um comentário